Boa Viagem

Morre turista paulista vítima de ataque de tubarão no Recife

Bruna Gobbi, 18 anos, perdeu muito sangue, não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital da Restauração

Wagner Sarmento
Cadastrado por
Wagner Sarmento
Publicado em 23/07/2013 às 1:27
Foto: Igo Bione/JC Imagem
Bruna Gobbi, 18 anos, perdeu muito sangue, não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital da Restauração - FOTO: Foto: Igo Bione/JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 18h40

Morreu no fim da noite de segunda-feira (22) a adolescente paulista vítima de um ataque de tubarão na praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Bruna Silva Gobbi, 18 anos, que passava férias na capital pernambucana com a família, foi atacada pelo animal por volta das 13h, enquanto nadava a cerca de 20 metros da faixa de areia. O banho de mar no cartão-postal da cidade virou tragédia. E voltou a assombrar a população.

Bruna perdeu muito sangue, chegou a sofrer quatro paradas cardiorrespiratória e teve parte da perna esquerda amputada durante uma cirurgia realizada no Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife. De acordo com informações da assessoria de imprensa da unidade de saúde, a turista não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 23h30, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Antes de ser transferida para o HR, Bruna foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul, onde sofreu a primeira parada cardiorrespiratória. Imagens do momento do ataque e do resgate dos bombeiros foram divulgadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS). A família teria sido alertada pelo Corpo de Bombeiros para não se banhar na área de risco. A mordida foi sobretudo na coxa esquerda da menina.

            RELEMBRE ESPECIAL DO JC PUBLICADO EM 2012:
                - Tubarão: duas décadas de pesadelo no mar de Pernambuco
                - Quantidade de incidentes pode ser maior, admite Fábio Hazin
                - Família cobra nome de jovem em lista de vítimas
                - Morte de padre após ataque de tubarão em Piedade não é lenda
                - Igrejinha também foi palco de ataque em 1980
                - Vítimas de tubarão carregam marcas para toda a vida
                - À espera da polêmica tela de proteção contra tubarões
                - Pelo direito de surfar ''no quintal de casa''
                - Certidão de óbito comprova morte em ataque de tubarão
                - Estudo revela impacto psicológico em vítimas
                - Relato de vítimas mostra necessidade de tratamento

De acordo com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), foi o ataque de tubarão de número 59 e a 24ª morte no Estado desde que esse tipo de ocorrência passou a ser contabilizado, em 1992. Do total, 23 ocorreram em Boa Viagem. Ainda não há detalhes sobre sepultamento da vítima.

Abaixo, matéria da TV Jornal

SEPULTAMENTO - O corpo da jovem será enterrado no município de Escada, na Zona da Mata Sul pernambucana, onde moram parentes dela. O horário ainda não foi definido porque depende da liberação do Instituto de Medicina Legal (IML), o que só deve ocorrer nesta quarta-feira (24).

O pai de Bruna Gobbi vem de São Paulo para providenciar o sepultamento. A família adiantou que estuda processar o governo do Estado, mas ainda vai consultar um advogado para aprofundar o assunto.

Confira imagens da SDS da hora do ataque e do resgate

MPPE - O promotor do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) Ricardo Coelho expediu recomendação formal ao governo do Estado que proíba o banho de mar em trechos mais perigosos para ataque de tubarão nas praias da Região Metropolitana do Recife.

Caso o governo de Pernambuco não acate as recomendações, o promotor disse que está disposto a acionar a Justiça para garantir o cumprimento da determinação.

Ricardo Coelho citou pontos como os que ficam na altura da Igrejinha de Boa Viagem, no edifício Acaiaca, em Boa Viagem, e na frente do Hospital da Aeronáutica, em Piedade.

Últimas notícias