mutirão

Polícia Civil entrega 300 inquéritos sobre violência contra mulher

A documentação foi encaminhada ao Ministério Público na manhã desta quarta-feira (25)

Com informações do repórter Handerley Souza
Cadastrado por
Com informações do repórter Handerley Souza
Publicado em 25/09/2013 às 11:43
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
A documentação foi encaminhada ao Ministério Público na manhã desta quarta-feira (25) - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

A Polícia Civil de Pernambuco apresentou, na manhã desta quarta-feira (25), 300 inquéritos referentes a violência doméstica contra a mulher. Os dados, resultantes de um mutirão promovido nos últimos 30 dias pela instituição, foram entregues ao Ministério Púbico de Pernambuco (MPPE), no auditório da Sede Operacional da Polícia Civil, na Rua da Aurora. Também foram selecionados 200 inquéritos em Jaboatão e 150 em Caruaru, que serão encaminhados às respectivas comarcas.

Estiveram presentes durante a entrega simbólica a diretora do Departamento da Mulher, da Polícia Civil, Lenise Valentim, e o promotor da Promotoria de Justiça Especializada em Violência Contra a Mulher, João Maria Rodrigues. De acordo com a Polícia, durante o mutirão foram priorizados crimes relativos a lesão corporal. No entanto, foi verificado que a maioria dos casos estavam relacionados a ameaças.  

Ao longo do encontro, que ocorre em celebração aos sete anos da Lei Maria da Penha, também foram estabelecidas medidas preventivas. Para isso, todas as 309 unidades de polícia do estado vão receber uma cartilha com a Lei Maria da Penha e deverão também atender às mulheres que se dirigirem ao local, na ausência de uma unidade especializada. A determinação faz parte da lei estadual nº 15.083, que entrou em vigor no dia 6 de setembro. 

Os inquéritos apresentados tiveram uma média de espera de sete meses. Ao todo, foram registrados 2.500 depoimentos.  

Últimas notícias