SISTEMA PENITENCIÁRIO

Presos de Palmares transferidos

Ministério Público recomendou a transferência de 200 presos. Até agora 18 foram transferidos

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 16/01/2014 às 6:53
Foto: Ministério Público de Pernambuco/Divulgação
Ministério Público recomendou a transferência de 200 presos. Até agora 18 foram transferidos - FOTO: Foto: Ministério Público de Pernambuco/Divulgação
Leitura:

Vinte e sete dias após a recomendação do Ministério Público de Pernambuco, a Secretaria de Ressocialização de Pernambuco (Seres) transferiu 18 detentos do Presídio Rorenildo da Rocha Leão, em Palmares, na Mata Sul. E espera a autorização judicial para remanejar outros 50. Apesar da iniciativa, ainda não há perspectiva de quando o governo vai atender na íntegra o pedido do MPPE de transferir 200 homens.

Numa vistoria no dia 18 de dezembro, o promotor Marcellus Ugiette constatou que o presídio de Palmares abrigava dez vezes mais presos do que a capacidade original. Em vez de 74, guardava - "de forma indigna", ressalta ele - 741 presos, entre provisórios (os que aguardam julgamento) e sentenciados (no cumprimento da pena). O promotor ainda confirmou que não havia ao menos um médico na unidade parara dar assistência aos encarcerados.



"A logística da transferência de presos é complicada. Exige mais agentes e veículos para escolta. Por isso, estou sendo compreensivo. Mas tem que fazer. Do ponto de vista da superlotação, Palmares chegou a um estágio inconcebível", disse Ugiette.

SILÊNCIO- Apesar da gravidade da situação da unidade e da insistência da reportagem em conversar com o secretário de Ressocialização, coronel Romero Ribeiro, o Jornal do Commercio não conseguiu contato. A alegação da assessoria foi a de que o secretário estava em reunião e que, oficialmente, a pasta só iria se pronunciar por meio de nota.

Leia a matéria completa na edição desta quinta-feira(16) do Jornal do Commercio

Últimas notícias