SAÚDE

Upinha 24 Horas atenderá 10,5 mil

Inaugurada no Morro da Conceição ontem, a unidade de saúde vai atender casos de menor complexidade, deixando para as UPAs as ocorrências de maior gravidade

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 29/01/2014 às 5:35
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Inaugurada no Morro da Conceição ontem, a unidade de saúde vai atender casos de menor complexidade, deixando para as UPAs as ocorrências de maior gravidade - FOTO: Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Leitura:

A primeira das 20 Upinhas 24 horas - Unidade de Saúde da Família foi entregue ontem, às 18h, pelo prefeito, Geraldo Julio. A unidade esta localizada na Avenida Norte, em frente à Praça do Trabalhador, no Morro da Conceição, Zona Norte da cidade, e irá beneficiar cerca de 10,5 mil pessoas de áreas vizinhas: Morro da Conceição, Alto José do Pinho e Vasco da Gama.

O prazo de conclusão e entrega das demais unidades vai até 2016. De acordo com o secretário de Saúde, Jaílson Correia, as Upinhas disponibilizam um serviço híbrido e inovador no Recife. "É um modelo que mistura o atendimento das Unidades de Saúde da Família com a emergência, que é aberta por 24 horas, incluindo fins de semana e feriados", diz. "Elas ofertam atendimento de urgência de baixa complexidade, ou seja, dores de cabeça, asma, vômito, diarreia, vacinação. Dessa forma será possível desafogar as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), que atendem casos mais graves, como fraturas e derrames", explica.

Para a construção e contratação da equipe profissional, que levou em torno de seis meses, foram investidos R$ 1,7 milhão. No total, a Upinha conta com 50 profissionais de saúde, concursados e escolhidos por seleção simplificada, além de 20 terceirizados, para serviços gerais, segurança e recepção.

Leia matéria completa na edição desta quarta-feira(29) do Jornal do Commercio

Últimas notícias