tempo

Chuva castiga Grande Recife nesta quarta-feira

Houve queda de árvore, deslizamento de barreira, pontos de alagamento e famílias removidas de áreas de risco

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 30/04/2014 às 7:48
Foto: Walter do Vale/comuniQ
FOTO: Foto: Walter do Vale/comuniQ
Leitura:

O período chuvoso anunciado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) se agravou nesta quarta-feira (30). A Região Metropolitana do Recife foi castigada por fortes pancadas de chuvas, chegando a registrar 105 milímetros na madrugada. Houve queda de árvores, deslizamento de barreira, pontos de alagamento e famílias removidas de áreas de risco. O trânsito ficou completamente travado nas principais vias da capital.

Com os estragos provocados pela precipitação, a Secretaria de Defesa Civil do Recife foi acionada. Um boletim divulgado pelo órgão informou de um forte ponto de alagamento na Linha do Tiro, Zona Norte, onde famílias precisaram ser removidas para casa de parentes. Em Dois Unidos, houve alagamento, mas ninguém precisou ser realocado. A Defesa Civil ainda registrou queda parcial de muro de alvenaria no Ibura e no Vasco da Gama, mas não houve vítimas.

Na Rua Coelho Leite, em Santo Amaro, um árvore caiu devido à força dos ventos e ficou atravessada na via. Na Rua Bruno Veloso, outra árvore foi a baixo. Um deslizamento de barreira foi registrado no Alto do Aureliano, no bairro de Águas Compridas, em Olinda, durante a madrugada. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas e casas atingidas.

Veja fotos enviadas por usuários do aplicativo comuniQ:

Foto: Taciana Ferreira/comuniQ
Praça Expedicionário Brasileiro, em Jardim Brasil I, Olinda. Foto: Taciana Ferreira/comuniQ - Foto: Taciana Ferreira/comuniQ
Foto: Walter do Vale/comuniQ
Alagamento na Rua Imperial. Foto: Walter do Vale/comuniQ - Foto: Walter do Vale/comuniQ
Foto: Emerson Moura/comuniQ
Trânsito lento na BR-101, sentido Abreu e Lima. Foto: Emerson Moura/comuniQ - Foto: Emerson Moura/comuniQ
Foto: Milena Valença/comuniQ
Canal obstruído pela vegetação em Jardim Fragoso, Olinda. Foto: Milena Valença/comuniQ - Foto: Milena Valença/comuniQ
Foto: Milena Valença/comuniQ
Alagamento na ponte que dá acesso ao Bairro Novo, saindo do Jardim Fragoso, Olinda. - Foto: Milena Valença/comuniQ
Foto: Fillipe Pires/comuniQ
Alagamento na Estância. Foto: Fillipe Pires/comuniQ - Foto: Fillipe Pires/comuniQ

A Apac reforçou que o maior foco de chuva é o Grande Recife. Na região do Alto do Céu, foi registrada a precipitação de 105 milímetros. Em Jaboatão dos Guararapes, no bairro de Prazeres, choveu 34,5 milímetros. Entretanto, o maior índice de chuva ocorreu na cidade de Barreiros, na Mata Sul pernambucana, onde se registrou 117 milímetros de precipitação. No Agreste, o município de Brejão teve 13,4 milímetros e no Sertão, a chuva foi irrelevante.

Segundo o gerente de meteorologia da Apac, Patricio Oliveira, as chuvas continuam pelos próximos dois dias, porque se inicia o ciclo chuvoso de 2014. "Apesar disso, com a baixa da maré à tarde, toda a água acumulada nas ruas do Recife devem escoar. Esse período chuvoso é provocado por ventos vindos do oceano para o continente", explicou Oliveira.

Últimas notícias