Imóvel

Justiça estadual derruba liminar que protegia Edifício Caiçara

Sem liminar, prédio de três pavimentos e arquitetura neocolonial pode ser demolido

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 14/06/2014 às 12:04
Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Sem liminar, prédio de três pavimentos e arquitetura neocolonial pode ser demolido - FOTO: Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Leitura:

A liminar que impedia a demolição do Edifício Caiçara, localizado na beira-mar do Pina, Zona Sul do Recife, foi derrubada na última sexta-feira (13) pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A decisão de proteger o imóvel, construído no fim da década de 1930, havia sido tomada no início de abril pelo juiz Edvaldo José Palmeira, também do TJPE. Sem a liminar, o prédio de três pavimentos e arquitetura neocolonial pode ser demolido. 

A decisão favorável ao grupo Rio Ave, proprietária do edifício, foi publicada sem alarde na sexta-feira pelo juiz Marconi Fraga. O diretor da empresa, no entanto, disse em entrevista ao Blog de Jamildo que não terá pressa em cumprir a nova decisão e que a novidade foi uma "surpresa agradável".

Ainda em abril, por apenas um voto de diferença, o Conselho de Desenvolvimento Urbano da cidade (CDU) negou o pedido de transformação do Caiçara em Imóvel Especial de Preservação (IEP). O prédio chegou a ser parcialmente demolido, em setembro do ano passado, até que a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) embargou a demolição.

Para os que defendem a preservação do imóvel, sua importância histórica se deve à representação do momento em que o Recife deixou de ser uma cidade portuária para ser tornar um balneário.

Últimas notícias