detran-pe

Agendamento online passa a ser obrigatório para atendimentos no Detran-PE

Medida começa a valer a partir desta quarta-feira (10) em todo o Estado

Valéria Oliveira
Cadastrado por
Valéria Oliveira
Publicado em 10/12/2014 às 11:56
Foto: Valéria Oliveira / Especial para o JC
Medida começa a valer a partir desta quarta-feira (10) em todo o Estado - FOTO: Foto: Valéria Oliveira / Especial para o JC
Leitura:

A partir desta quarta-feira (10), todo o atendimento presencial do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) só será realizado mediante agendamento online. Agora, o motorista precisa marcar o dia, horário e local de atendimento através da internet. O agendamento deve ser feito no site do órgão, por meio do endereço eletrônico https://www.detran.pe.gov.br/. A expectativa é de que o novo sistema acabe de vez com as filas e diminua o tempo de espera nos postos de atendimento. A medida, que começa a vigorar a hoje, é válida para todo o Estado.

Todos os serviços relativos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a veículos precisarão do agendamento prévio. A marcação vai depender das vagas disponíveis, que são geradas com base na média de atendimentos diários e mensais. A exceção para o procedimento é somente para a entrega de documentos, como a própria CNH e o Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) do automóvel. Os atendimentos acontecem na sede do órgão, na Zona Oeste do Recife, nas unidades dos shoppings e nos postos da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), localizadas no interior do Estado. 

Além disso, também é possível agendar a vistoria veicular, já que alguns dos atendimentos relacionados a veículos exigem que seja apresentado o comprovante deste procedimento. O serviço de agendamento para a vistoria está disponível desde outubro desse ano. Para facilitar a vida dos usuários, outros serviços oferecidos pelo Detran, como a emissão da CNH definitiva e a Permissão Internacional para Dirigir, já podem ser realizados totalmente pela internet.

De acordo com o diretor de atendimento do órgão, Wanderson Florêncio, a implantação do novo sistema deve acabar definitivamente com as filas e diminuir o tempo de espera. “Além disso, vai garantir maior comodidade para o usuário. Ele vai poder escolher o melhor dia, horário e local convenientes para ele”, explica. Ainda segundo o diretor, o número de vagas disponíveis deve aumentar em 30%.

A orientação é de é que, no dia do atendimento presencial, o motorista chegue à unidade do Detran com pelo menos 15 minutos de antecedência. O condutor deve portar documento oficial de identificação, além do comprovante de agendamento impresso.

A novidade agradou aos motoristas. “Acho que vai facilitar bastante para o usuário. Antes era muita gente, fila e a espera era grande”, comentou o analista judiciário Roberto Victor de Souza, 44 anos. “Vai dar mais agilidade. A gente já sai de casa sabendo o horário do atendimento”, disse a professora Simone Marques, 44.

Últimas notícias