Secretaria de Saúde

Campanha de conscientização da hanseníase chega ao Centro do Recife

Três consultório móveis estarão disponíveis no Pátio da Basílica do Carmo. Serão realizados diagnósticos clínicos.

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 28/01/2015 às 8:32
Foto: Divulgação/Secretaria Estadual de Saúde
Três consultório móveis estarão disponíveis no Pátio da Basílica do Carmo. Serão realizados diagnósticos clínicos. - FOTO: Foto: Divulgação/Secretaria Estadual de Saúde
Leitura:

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, que aconteceu no último domingo, a Secretaria de Saúde do Recife e do Estado realizam atividades no Pátio da Basílica do Carmo para chamar a atenção para a prevenção e tratamento. A ação, que acontece das 9h às 16h, conta com a realização de buscas ativas de casos, exame de sintomáticos dermatoneurológicos e de educação em saúde para população em geral.

Em um ônibus serão instalados três consultórios médicos onde os transeuntes com sintomas da doença serão atendidos. Em cada consultório haverá um especialista fazendo a detecção dos casos, que ao serem confirmados serão encaminhados para a Unidade de Saúde mais próxima da residência do usuário onde terá início o tratamento. As Unidades vão receber uma ficha de contra referência informando o diagnóstico com forma clínica e tempo de tratamento, para garantir a adesão desses pacientes.

O evento, que tem a parceria da Coordenação Estadual de Hanseníase e do Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), favorece a intensificação do diagnóstico precoce da hanseníase, propiciando acesso ao tratamento adequado em tempo hábil, especialmente nas classes mais carentes desprovidas de informações.

DOENÇA – A hanseníase é uma doença infecciosa transmitida pela pessoa doente para uma sadia pelo contínuo contato. Com alto poder incapacitante, esta é uma doença de grande importância para a saúde pública e atinge principalmente a faixa etária economicamente ativa. Ela é transmitida pelo bacilo M. leprae, bactéria que ataca o sistema nervoso periférico e provoca alterações de sensibilidade ao frio/calor, ao tato e à dor. A doença também pode evoluir para perda de força muscular das mãos, pés e olhos.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Executiva de Vigilância a Saúde, até dezembro de 2014, o número de casos novos detectados na população geral e em menores de 15 anos em Recife foi de 359 e 36 respectivamente, o que representa 17,9% e 18,2% dos casos novos detectados no Estado.

TRATAMENTO - O tratamento é gratuito, padronizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS), e é realizada nos postos de saúde e na residência. Apenas os casos mais graves e com complicações deverão ser atendidos em unidades de referência. Se não tratada precocemente, a doença pode causar incapacidades ou deformidades no corpo.

Últimas notícias