Infância

Grupos de apoio à adoção condenam Estatuto da Família

Eles preparam mais um manifesto na internet contra o polêmico projeto de lei

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 01/03/2015 às 10:22
Leitura:

Grupos de apoio à adoção de crianças e de defesa dos direitos da infância do Recife se mobilizam contra o Projeto de Lei 6583/2013, do deputado Anderson Ferreira (PR-PE), da bancada evangélica, que cria o Estatuto da Família. A proposta restringe o conceito de família à união formada por um homem e uma mulher. Se aprovado poderá reduzir as chances de adoção.  

“É um retrocesso total e não reconhece a maioria das famílias brasileiras, que tem variadas formações”, diz a psicóloga Suzana Sofia Schettini, do GEAD Recife, Associação Pró Adoção e Convivência Familiar. Na sua página no Facebook, o GEAD observa que o projeto desconsidera as relações homoafetivas e veda a adoção por pessoas homossexuais.

Depois de amanhã (dia 3), ao meio dia, haverá tuitaço e facebookaço, como o que já houve no último dia 24, pedido o novo arquivamento do projeto, que voltou este ano à pauta da Câmara dos Deputados. A presidência da casa criou uma comissão especial para discutir a proposta.  

Na nova mobilização, os defensores da causa deverão postar fotos de suas próprias famílias com a hashtag: #emdefesadetodasasfamílias no Twitter e no Facebook. Estão convocadas famílias monoparentais, sem filhos, formadas por um pai e seu filho, uma mãe e seu filho, dois pais e seus filhos, duas mães e seus filhos, casal heterossexual e filho, avó e neto e toda e qualquer forma de família. O objetivo da militância é reunir o maior número possível de registros. 

Na semana passada, o movimento  atingiu o quinto lugar entre os assuntos mais propagados na internet. O objetivo agora é chegar à primeira colocação. A mobilização nacional é liderada pela Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção. A entidade criou a página www.facebook.com/angaademdefesadetodasasfamilias. O Instituto Brasileiro de Direito de Família, através das comissões nacionais de adoção e de diversidade sexual, também participa com  manifesto, a ser entregue à presidente Dilma Rousseff, que recebe assinaturas on-line.

https://secure.avaaz.org/po/petition/Presidencia_Republica_Senado_Federal_Camara_Deputados_CCJ_CDHM_e_MJust_A_alteracao_da_redacao_inconstitucional_do_art_2_/?wSQyWfb

Últimas notícias