JUSTIÇA

Caso de doadora de leite materno tem audiência marcada para quarta-feira

Ação judicial foi movida contra o apresentador Danilo Gentili, que associou Michele ao ator pornô Kid Bengala em rede nacional

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 03/03/2015 às 10:00
Foto: Fernando da Hora/JC Imagem
Ação judicial foi movida contra o apresentador Danilo Gentili, que associou Michele ao ator pornô Kid Bengala em rede nacional - FOTO: Foto: Fernando da Hora/JC Imagem
Leitura:

A técnica de enfermagem Michele Maximino, considerada pelo RankBrasil a maior doadora de leite materno do Brasil, está contando os segundos para a primeira audiência da ação judicial contra o apresentador Danilo Gentili. Em 2013, através de piadas e chacotas feitas em rede nacional, ele associou Michele ao ator pornô Kid Bengala pelo tamanho dos seus seios. O material exibido na TV foi compartilhado nas redes sociais. A audiência, que será amanhã, no Fórum de Olinda, às 13h, traz à tona os danos à saúde causados pelo gesto do humorista. 

“Fiquei muito abalada com essa atitude dele. Precisei de acompanhamento psicológico e tive que mudar de endereço porque passei a ser xingada pelas pessoas no meio da rua”, conta Michele, que tem dois meninos com 15 e 5 anos e uma menina com 2. “Sempre produzi muito leite e acredito que minha atitude de doadora não merecia ser ridicularizada por Gentili, que nunca deu a mínima importância às consequências do ato que praticou.” 

Na época em que o programa foi veiculado, Michele morava na cidade de Quipapá, Zona da Mata Sul de Pernambuco. “Foi uma fase difícil. Não saía de casa para evitar os comentários das pessoas.” Na época, ela deixou de produzir leite num seio, o que prejudicou a doação à maternidade do Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, no Agreste do Estado. O banco de leite da unidade beneficia recém-nascidos prematuros de baixo peso. Ela chegou a doar à maternidade cerca de 450 litros de leite materno em quase um ano. “Meu marido e eu percorríamos 80 quilômetros toda semana para levar o leite até a maternidade. Com o abalo emocional, deixei de doar por um tempo.”

APOIO 

Para ajudar Michele a recuperar a saúde emocional, profissionais de saúde e pais dos recém-nascidos decidiram enviar mensagens de apoio à doadora. “Recebi frases bonitas, vindas de várias partes do mundo. Quando li um texto de um pai agradecendo pelo meu leite ter ajudado a salvar a vida do filho dele, fiquei feliz. Voltei a produzir leite como antes e retomei as doações.” 

O assunto ainda abala Michele, mas ela faz questão de falar sobre o caso, especialmente porque algumas mulheres deixaram doar leite com receio de vivenciar a mesma situação. “Uma vizinha ficou assustada e deixou de levar o leite para a maternidade. Isso mostra o quanto a atitude do apresentador foi maléfica”, diz Michele, que ainda amamenta a filha e armazena um excedente de 300 ml de leite por dia. Ela tem juntado esse volume para doar ao Hospital Agamenon Magalhães, cujo banco está com o estoque em baixa.

Últimas notícias