Comemoração

Festa de aniversário de Olinda e Recife é marcada por cores e tradição

Cidades irmãs comemoram idade nova com corte de bolo, desfiles e shows

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 12/03/2015 às 8:00
Heudes Regis/JC Imagem
Cidades irmãs comemoram idade nova com corte de bolo, desfiles e shows - FOTO: Heudes Regis/JC Imagem
Leitura:

Cidades irmãs que ganham a simpatia de moradores e turistas pelo legado histórico e cultural que preservam ao longo do tempo, Recife e Olinda celebram hoje 478 e 480 anos, respectivamente. Ganham de presente mais cores e vitalidade: a mais velha, detentora do título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade desde 1982, recebe uma boneca gigante batizada de Olinda. A mais moça, conhecida pelos rios que a cortam, exibe um mimo criado pelo artista urbano paulista Eduardo Kobra, que tem painéis espalhados em 12 países. O mural pintado por ele e equipe só será finalizado no dia 23, mas a população já aprecia o trabalho, que toma conta da lateral do prédio-sede da prefeitura, no Bairro do Recife.

Com 77 metros de altura por 16 metros de largura, o painel é o mais alto feito por Kobra na América Latina. “Estamos na fase do pente-fino, mas muita gente pensa que o mural está concluído quando o observa da Rua da Aurora, que oferece o melhor ângulo para contemplação”, conta o artista, que está na capital há pouco mais de um mês, quando iniciou a obra em homenagem ao Rei do Baião e que recebeu o nome de Gonzagão.

“Não conhecia o Recife e, por foto, tive o desafio de escolher um ponto para fazer o painel, entre tantos que foram apresentados a mim. Optei por pintar o sanfoneiro Luiz Gonzaga porque mundialmente simboliza muito bem a cultura pernambucana”, diz Kobra. Para ele, pintar a lateral do prédio da prefeitura é uma experiência única. “Consigo ver Recife e Olinda de um ângulo inspirador. Do alto, sou presenteado com uma cena romântica, além de contemplar o rio e as pontes.” 

A pintura é fruto da campanha publicitária #PartiuBrasil, do Ministério do Turismo. O mural de Luiz Gonzaga faz parte do projeto de Kobra intitulado Muro das Memórias, que conta um pouco da história dos principais destinos do Brasil e do mundo. “Estou com um projeto para criar mais um cartão-postal na cidade. Possivelmente, tomará conta de galpões do no Cais José Estelita”, conta. 

Já o presente de Olinda vem da Embaixada dos Bonecos Gigantes, cujo idealizador, o produtor cultural Leandro Castro, criou uma cabocla inspirada no sucesso Morena Tropicana, de Alceu Valença. Com 21 quilos e 2,20 metros de altura, ela desfila hoje, a partir das 16h, ao lado de outros 50 gigantes, pelo Sítio Histórico de Olinda.

“A boneca, batizada de Olinda, foi modulada na argila e finalizada com fibra de vidro. O vestido tem as cores da bandeira da cidade: azul, amarelo e vermelho. Espero que a população aprecie o presente”, diz Leandro.


Últimas notícias