Poluição sonora

Blitz fiscaliza som alto em bares da Zona Sul do Recife

Além da SMAS, participaram da ação a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Secon) e policiais militares do 19º BPM

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 15/05/2015 às 23:38
Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Além da SMAS, participaram da ação a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Secon) e policiais militares do 19º BPM - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Leitura:

Visando combater a poluição sonora na Zona Sul do Recife, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS) fiscalizou nesta sexta-feira (15), nos bairros do Jordão e Ibura, uma série de estabelecimentos comerciais denunciados pelo uso rotineiro de som alto.

Além da SMAS, participaram da ação - que integra o Pacto pela Vida do Recife - a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Secon) e policiais militares do 19º BPM. Os comércios foram selecionados com base no banco de dados da SMAS, que possui uma central de atendimento que a população pode utilizar para denunciar irregularidades relacionadas a poluição sonora.

De acordo com Janaína Macedo, chefe de fiscalização da pasta, todo estabelecimento precisa respeitar limites de produção de ruídos, tanto durante o dia quanto à noite. “Das 6h às 18h é necessário que bares, restaurantes e igrejas, por exemplo, não produzam ruídos superiores a 70 decibéis. À noite esse limite desce para 60”, explicou.

Durante a fiscalização, que deve se estender até a madrugada, alguns bares não foram localizados e os proprietários de estabelecimentos que estavam em funcionamento foram autuados por não possuírem licença ambiental. Caso não providenciem a documentação, eles poderão receber multas que vão de R$ 50 a R$ 5 mil. Até as 23h30, nenhuma casa havia sido interditada pelos fiscais da prefeitura.

Os interessados em denunciar casos de poluição sonora no Recife podem ligar para o número 0800.720.4444.

Últimas notícias