Juventude

Terceira edição do Bote Fé reúne cinco mil jovens no Salesiano neste sábado

Evento é preparatório para a Jornada Mundial da Juventude da Cracóvia, em julho de 2016

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 18/07/2015 às 7:31
Divulgação
Evento é preparatório para a Jornada Mundial da Juventude da Cracóvia, em julho de 2016 - FOTO: Divulgação
Leitura:

Cerca de cinco mil jovens são esperados, neste sábado, para participar do 3º Bote Fé Olinda e Recife. O evento marca a contagem regressiva  de um ano para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Cracóvia, na Polônia, e acontece a partir das 16h, no Colégio Salesiano, na Boa Vista, Centro, devendo se estender até as 23h. A entrada é gratuita, mas estão sendo vendidas camisas a R$ 20 para ajudar nos custos tanto do evento quanto da viagem.

A programação começa com Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus. “Às 17h vamos para a quadra do colégio homenagear o escritor Ariano Suassuna, este paraibano que assumiu Pernambuco e colocou em evidência a nossa cultura”, salienta o presidente da Comissão da Juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) e coordenador geral do evento, padre Antônio Gomes. Ariano faleceu no ano passado, em 23 de julho.

Após a acolhida da Cruz Missionária e do Santuário da Mãe Rainha começam os shows. A principal atração é a banda Rosa de Saron, que ocupa o topo do ranking das bandas de rock nacional mais tocadas nos sites Sonora e Vagalume. Também animam o evento a banda Doidin de Deus e o cantor Diego Fernandes com o DJ Angelus. 

“Recentemente o Papa Francisco convocou os jovens para que eles façam uma bagunça que nos dê um coração livre, solidariedade, esperança, uma bagunça que nasça de ter conhecido Jesus. Isso é o Bote Fé”, comentou padre Antônio. Iniciado em 2012, o evento foi idealizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para divulgar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013 e acolher a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. Em 2014 ele não aconteceu. “Estávamos com outras atividades, mas em 2016 a quarta edição já está certa”, adianta o coordenador.

Além das camisas (disponíveis também no Palácio dos Manguinhos, nas Graças, Zona Norte do Recife, e nas Livrarias Paulinas, Vozes e Apostolado Litúrgico), haverá barracas vendendo lanches, no Salesiano, com renda revertida para o Bote Fé. Assim como na JMJ, haverá a Feira Vocacional, com grupos e congregações apresentando os carismas.

Desde o início do ano, os jovens que vão para a Polônia estão se preparando. Eles passam por reuniões e missas bimestrais com bispos e de  cursos chamados escolas de liderança, em que aprendem sobre socialização e bíblia.

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro internacional de jovens  com seus catequistas, sacerdotes, bispos e o Papa, que se reúnem em um mesmo lugar para professar sua fé em Jesus Cristo. Depois de atrair milhões de jovens para o Rio de Janeiro em 2013, ela será realizada em julho de 2016 em Cracóvia, na Polônia. O lema é “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mt 5:7). A Jornada foi criada pelo Papa João Paulo II, em 1984 e sua primeira edição aconteceu em Roma,  em 1986.

Últimas notícias