Solidariedade

Campanha de doação de órgãos começa com panfletagem no Derby

Iniciativa faz parte da Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 21/09/2015 às 18:18
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Iniciativa faz parte da Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

Para incentivar os recifenses a se tornarem doadores de órgãos, a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) organizou, na manhã desta segunda-feira (21) uma panfletagem na Avenida Agamenon Magalhães, área central. A iniciativa faz parte da Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, que segue até domingo (27). 

 

Segundo a coordenadora da CT-PE, Noemy Gomes, entre os meses de janeiro e agosto deste ano, 868 transplantes foram realizado em Pernambuco, um valor 5% menor ao visto no mesmo período do ano passado. A queda na percentagem da redução de 28% no número de transplantes de córnea, em relação ao ano passado. "Apesar da queda, o número de transplantes de órgãos sólidos teve aumento de 33%. O destaque ficou com o coração, que cresceu 154%”, afirma, lembrando que o crescimento rendeu o título de Estado que mais realizou este tipo de transplante no país, atrás apenas de São Paulo.

Ainda dentro da programação da campanha, será realizado, nesta terça-feira (22), o II Simpósio Pernambucano de Doação de Órgãos e Tecidos. Com o tema ‘A criança no processo de doação e transplantes de órgãos e tecidos’, o encontro acontece das 8h às 18h no auditório do Cremepe, no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife. A Central de Transplantes também reforçará presença nos hospitais do Recife e Região Metropolitana para conversar com pacientes e familiares sobre a importância de doar órgãos e tecidos.

Em Pernambuco, mais de 1300 mil pessoas estão esperando por um órgão. Desses, 956 aguardam por um rim, 245 pessoas esperam o transplante de córnea, 72 precisam de fígado, 23 aguardam por medula óssea, sete por um coração e dois um pâncreas. “Para diminuir a lista de espera só com mais doadores. É preciso que as pessoas se avisem aos familiares da decisão de serem doadores”, acrescenta a coordenadora.

BRASIL VERDE

Em prol da campanha de doação, monumentos e pontos turísticos de várias cidades do Brasil serão iluminados de verde. A cor, que representa esperança de uma nova vida com o transplante de órgãos, irá colorir os jardins e a fachada do JCPM Trade Center, no Pina; o Instituto Ricardo Brennand, na Várzea; o elevador panorâmico e mirante da Caixa D'água do Alto da Sé, em Olinda; a sede da Prefeitura; o Monumento da Integração de Petrolina, no Sertão pernambucano; a fachada do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do Estado de Pernambuco; e a antena da Globo, na Rua da Aurora. 

Últimas notícias