Crime

Júri popular condena réus acusados da morte do radialista Jota Cândido

Depois de vários adiamentos, os réus foram condenados pelo júri popular

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 17/12/2015 às 18:25
Foto: Reprodução
Depois de vários adiamentos, os réus foram condenados pelo júri popular - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Após dois dias de julgamento, o júri popular condenou nesta quinta-feira (17) quatro homens acusados de matar o vereador e radialista Jota Cândido, há dez anos, em Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Ele foi executado com vinte tiros na frente da rádio em que trabalhava. A sessão aconteceu na 2º Vara do Tribunal do Júri do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife.

Os ex-policiais militares Edilson Soares Rodrigues, Tairone César da Silva Pereira foram condenados a 19 anos de prisão. O também ex-PM André Luiz de Carvalho, que teria intermediado o crime, foi condenado a 21 anos. O último réu, Jorge José da Silva, foi condenado a 14 anos. Todas as penas devem ser cumpridas em regime fechado.

Os quatro saíram do tribunal em prisão preventiva, já que a defesa ainda pode recorrer dessa decisão. Os três ex-policiais foram encaminhados ao Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed) e Jorge José para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), ambos em Abreu e Lima, no Grande Recife. O advogado José Siqueira, representante de André Luiz, afirmou que pedirá uma habeas corpus.

Com o resultado do júri, a filha de Jota Cândido, Karol Cândido, afirmou se sentir aliviada depois de 10 anos do crime e cinco adiamentos do julgamento. O promotor do Ministério Público de Pernambuco Roberto Brainer destacou que a Justiça precisa ainda investigar os possíveis mandantes. 

O CASO - Jota Cândido foi assassinado dentro do carro quando chegava para o trabalho na Rádio Alternativa, em 2005. Ele teria sido abordado por Tairone César, Edilson Soares e André Luiz, que atiraram 20 vezes. O quarto acusado, Jorge José, teria emprestado a motocicleta utilizada para efetuar o homicídio. A vítima denunciava problemas administrativos da prefeitura de Carpina em seu programa e já teria escapado de outro atentado no mesmo ano.

Últimas notícias