Transporte

Borborema condenada a pagar R$ 50 mil por má educação de motorista

Passageira cega ganhou a ação em primeira instância por ter sido constrangida em 2011

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 03/01/2016 às 9:00
Leitura:

A falta de urbanidade dos motoristas de ônibus, definição sutil para a má educação dos condutores em relação aos passageiros, pode custar caro para o transporte público de passageiros da Região Metropolitana do Recife. A Empresa Borborema, uma das 19 operadoras do sistema, foi condenada pela Justiça em Pernambuco a pagar a quantia de R$ 50 mil a uma passageira cega por danos morais. A usuária teria sido humilhada, constrangida e perseguida por um motorista da linha Setúbal–Conde da Boa Vista, em 2011.

Cabe recurso à sentença, dada em primeira instância pela juíza Dilza Christine Lundgren de Barros, da 8ª Vara Cível da Capital. Foi a magistrada, inclusive, quem definiu o valor a ser pago. Financeiramente, o ônus é da Borborema, mas moralmente o impacto recai sobre o transporte público da RMR, gerenciado pelo governo do Estado através do Grande Recife Consórcio de Transporte. Isso porque a chamada falta de urbanidade dos motoristas é uma das reclamações mais comuns feitas à central de atendimento do órgão.

Ela ocupa o terceiro lugar no ranking. Das 11.696 reclamações entre janeiro e o dia 29 de dezembro, 1.575 registros eram em relação à falta de urbanidade dos motoristas. E, desse total, 401 ligações foram de pessoas com deficiência, como a servidora pública federal Lucineia Rodrigues de Oliveira, autora da ação por danos morais contra a Borborema. Entre as queixas, a falta de urbanidade perde apenas para o não cumprimento do quadro de horário, com 3.778 ligações, e para a queima de parada, com 2.139 registros.

“Minha cliente sofreu muito e essa decisão tem muita importância por envolver o direito do consumidor, do deficiente visual e, sobretudo, em razão do conhecido tratamento dispensado pelas empresas de ônibus aos consumidores. Também levanta um aspecto importante, que é a necessidade de contínuo treinamento dos motoristas e demais funcionários das empresas para com os clientes cegos”, argumenta o advogado Oderson Acioli, que representa a passageira.

Tudo teria começado, como explica o advogado, em 2011, quando a servidora embarcou no coletivo da linha Setúbal–Conde da Boa Vista, na parada que existia em frente à Auditoria Militar, onde a vítima trabalhava. Ao entrar no veículo, o motorista exigiu a carteira de livre acesso – na época não estava implantado o VEM Livre Acesso, que permite ao beneficiário da gratuidade passar a catraca. “Ela não tinha conseguido renovar a carteira e tentou explicar ao motorista, que já foi destratando-a, aos gritos. Ela ainda se ofereceu para pagar a passagem, mas ele também não aceitou. Foi preciso outros passageiros intervirem para que ela permanecesse no veículo. Isso tudo sendo visivelmente cega, inclusive usando uma guia”, relata Acioli.

LEIA MAIS NO BLOG DE OLHO NO TRÂNSITO (jconline.com.br/deolhonotransito)

Os constrangimentos, segundo a versão da passageira, não pararam por aí. Se repetiram por 20 dias, até que ela conseguiu mudar de emprego e pouco tempo depois ir embora de Pernambuco. “Como o horário de saída era sempre o mesmo, frequentemente minha cliente pegava o motorista. O condutor começou a queimar a parada quando a via e a constrangê-la quando a mesma entrava no coletivo. Ela chegou a ser escoltada por militares, até que a situação ficou insustentável e os amigos do trabalho decidiram oferecer carona para por fim àquela situação humilhante”, conta.

Lucineia Rodrigues de Oliveira, entretanto, nunca personificou a ação. Não processou o motorista, apenas a Borborema. “Ela entendeu e entende até hoje que o condutor é tão vítima quanto ela. Que agiu daquela forma como resultado de uma jornada estressante, desumana, de cobranças e péssimas condições de trabalho”, explica Oderson Acioli. De fato, 2011 foi um ano de muitos flagrantes de uso indevido da gratuidade de livre acesso nos ônibus porque o sistema ainda não era eletrônico, com a exigência da validação da biometria digital. Por isso, a pressão das empresas sobre os operadores era grande para evitar as fraudes.

Procurada pela reportagem, a Borborema afirmou ainda não ter sido notificada da sentença e, por isso, não iria se pronunciar. Já o Grande Recife Consórcio explicou que se trata de uma relação privada e, por isso, não pode intervir. O que faz, como gestor, é autuar com baixas notas de avaliação as empresas conforme as denúncias feitas pelos usuários se comprovem. Entre janeiro e novembro deste ano foram 1.871 autuações.

 

Últimas notícias