Urbanismo

Quiosque do 2º Jardim de Boa Viagem fechado há um ano

O local funcionará como lanchonete, mas permissionária precisa ajustar projeto às exigências da Prefeitura do Recife

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 05/03/2016 às 8:08
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O local funcionará como lanchonete, mas permissionária precisa ajustar projeto às exigências da Prefeitura do Recife - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Há quase um ano, a Prefeitura do Recife concluiu a reforma do Segundo Jardim da Praia de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. Mas um embargo administrativo mantém, até agora, o quiosque destinado a alimentação cercado por tapumes, com a obra inacabada e sem previsão de entrar em funcionamento.

De acordo com a Secretaria de Turismo e Lazer, a lanchonete será explorada pela mesma permissionária que ocupava o espaço, antes da reforma da praça. “Ela saiu durante a intervenção, para voltar depois, numa estrutura pequena, porém o quiosque construído ficou maior do que o previsto e teve de ser embargado”, explica o gerente-geral de Eventos e Lazer do Recife, João Vinícius Figueiredo.

A comerciante apresentou outro projeto à prefeitura, que foi rejeitado porque também estava fora dos padrões definidos pelo município. “Pedimos para ela fazer as adequações e estamos aguardando a nova versão”, diz João Vinícius. Depois de avaliada pela Secretaria de Turismo e Lazer, a proposta será mais uma vez submetida à Secretaria-Executiva de Controle Urbano do Recife (Secon).

“É uma situação desagradável para os turistas que visitam o Segundo Jardim. Além de encontrar o quiosque fechado por tapumes, o letreiro com o nome Recife está avariado e blocos de pedra dos bancos da praça começam a se soltar”, comenta Cícero Roberto Cavalcante Teixeira, morador do bairro e frequentador da área de lazer.

Cícero chama a atenção, ainda, para a grande quantidade de cocô de cachorro na grama em volta das árvores da praça. “Custa nada trazer o saquinho e recolher a sujeira do animal? A população precisa colaborar. O governo não faz nada e o povo não ajuda”, destaca. Ele avisa que há pessoas colando cartazes de aluguel de imóveis em postes e no pedestal do busto do pintor Telles Júnior (1851-1914).

João Vinícius disse que a equipe de fiscalização e manutenção dos patrocinadores privados do Projeto Orla está ciente dos problemas nos bancos e vai providenciar os reparos. Sobre o letreiro, feito de compensado, ele adianta que a peça será retirada na próxima semana e substituída por outra de metal, mais resistente. “Vamos fazer o mesmo com o letreiro da Praça do Marco Zero (Centro)”, diz.

A reforma no Segundo Jardim faz parte da obra de recuperação dos oito quilômetros da orla de Boa Viagem, executada de agosto de 2014 a março de 2015, numa parceria da prefeitura com empresas privadas e instituição financeira.

Últimas notícias