Igreja Católica

Domingo de Ramos tem missa e procissão no Alto da Sé, em Olinda

Programação da Semana Santa se estende por toda a semana até o próximo domingo

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 19/03/2016 às 18:14
Alexandre Gondim/JC Imagem
Programação da Semana Santa se estende por toda a semana até o próximo domingo - FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

A Igreja Católica entra, neste domingo, em uma das semanas mais importantes do calendário Cristão. Abrindo oficialmente a Semana Santa, o Domingo de Ramos relembra a entrada de Jesus em Jerusalém, saudado com galhos de árvores após 40 dias no deserto. A celebração oficial da Arquidiocese de Recife e Olinda, que guia as paróquias das duas cidades e outras no restante do Estado, será no Convento Nossa Senhora da Conceição, no Alto da Sé, em Olinda. A solenidade começa às 8h e os fiéis seguirão em procissão até a Catedral da Sé do Santíssimo Salvador do Mundo, também no Sítio Histórico.

Na quarta-feira (23), a 16ª Via-Sacra da Fraternidade percorrerá o Centro do Recife. A peregrinação, que arrecada alimentos para cerca de 250 crianças que estudam em tempo integral na Escola Salesiana da Colônia, em Jaboatão dos Guararapes, deverá contar com centenas de fiéis, com concentração às 6h e saída às 8h do Pátio de São Pedro. De lá, eles seguirão carregando uma cruz ao longo de 14 pontos, entre praças, igrejas e locais comerciais, no bairro de Santo Antônio.

O ato simboliza os momentos passados por Jesus Cristo até o seu sepulcro e é um momento de reflexão e penitência na cultura católica. A caminhada se encerrará com uma missa na Basílica do Carmo, por volta das 11h. “Como a quaresma é um período de meditação, a via-sacra não precisa ser feita só na Sexta-Feira da Paixão, pode ocorrer em determinados dias da semana, geralmente na sexta ou na quarta”, explica Marília Silva, fundadora do Grupo de Católicos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

LAVA-PÉS

As celebrações começam com a Missa do Crisma e a bênção dos Santos Óleos, na Catedral da Sé, na quinta-feira. Na ocasião, óleos que são utilizados para batizados, crismas e unção dos enfermos receberão a bênção da Igreja. À tarde, a Missa da Santa Ceia e o Lava-Pés serão realizados por dom Fernando Saburido na Comunidade de Santa Luzia, no bairro da Torre, Zona Oeste. A área foi atingida por um incêndio que destruiu mais de cem barracos, em fevereiro.

O arcebispo lavará os pés de 12 pessoas da comunidade que perderam suas casas. Outra Missa da Santa Ceia e o Lava-Pés também serão realizados na Catedral de Olinda, com o vigário episcopal Monsenhor José Albérico.

Na sexta-feira (25), dia em que a Paixão e a morte de Cristo é recordada, nenhuma missa é celebrada pela Igreja Católica ao redor do mundo. Um ato litúrgico acontece na Catedral da Sé, e depois os fiéis saem em procissão pelo Sítio Histórico de Olinda.

A cerimônia do Sábado de Aleluia também ocorre na Catedral da Sé, com os ritos da Bênção de Fogo e do Círio Pascal. No mesmo local, será celebrada a missa do dia de Páscoa, no domingo (27), às 9h, por dom Fernando.

No Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife, fiéis de três paróquias locais farão a 18ª Caminhada com Cristo Ressuscitado, celebrando o momento de maior importância na Semana Santa: a ressurreição de Jesus.

Últimas notícias