Semana Santa

Arcebispo celebra Missa do Crisma e Bênção dos Santos Óleos na Catedral da Sé

Óleos serão distribuídos nas 121 paróquias da arquidiocese para celebrar o sacramento ao longo do ano

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 24/03/2016 às 6:58
Diego Nigro/JC Imagem
Óleos serão distribuídos nas 121 paróquias da arquidiocese para celebrar o sacramento ao longo do ano - FOTO: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Nesta Quinta-Feira Santa, é dia de celebrar a Missa do Crisma e a Bênção dos Santos Óleos, a partir das 9h, na Catedral da Sé, em Olinda. Na ocasião, o arcebispo dom Fernando Saburido abençoará os óleos para unção dos enfermos e para o batismo e consagrará o óleo do crisma, misturado com o bálsamo. Os três serão enviados às 121 paróquias da Arquidiocese para a celebração do sacramento ao longo do ano. A cerimônia se sucede à 16ª Via-Sacra da Fraternidade, que arrastou uma multidão de católicos pelo bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, nesta quarta, mesmo com dia nublado.

Ao longo dos 14 pontos que lembraram os momentos vividos por Cristo no dia da sua morte, os religiosos paravam, oravam e refletiam sobre problemas como o cuidado com idosos, o aborto, as crianças abandonadas e a população carcerária do Brasil. 

Na celebração da manhã desta quinta, todos os sacerdotes renovarão o ministério da ordenação sacerdotal. À tarde, a cerimônia do Lava-Pés acontece na Comunidade de Santa Luzia, na Torre.

A Sexta-Feira da Paixão é o único dia no ano em que não são celebradas missas em nenhuma igreja católica do mundo. Para marcar a crucificação e morte de Jesus, Saburido presidirá o ato litúrgico da Paixão, na Catedral da Sé, às 15h. Depois, os fiéis seguem a Procissão do Senhor Morto, pelas ruas do Sítio Histórico de Olinda.

Passado o dia de recolhimento, tem início a Vigília Pascal, a partir das 20h do sábado, no Alto da Sé. A celebração começa pela bênção do fogo e Círio Pascal, grande vela que representa a luz do Cristo ressuscitado. No ritual, os católicos renovam as promessas batismais e após as cerimônias seguem os ritos da Celebração Eucarística.

RESSURREIÇÃO

A ressurreição de Jesus, acontecimento mais importante para os cristãos, é a celebração do Domingo de Páscoa. A missa pascal acontece às 9h, na Catedral da Sé. À tarde tem a Caminhada da Ressurreição e a Santa Missa, na paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Beberibe, às 16 h. No Cabo de Santo Agostinho, fiéis de três paróquias realizarão a 18ª Caminhada com Cristo Ressuscitado, às 14h30.

Últimas notícias