DEBATE

Igreja Católica propõe mudanças no sistema prisional de Pernambuco

Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido sugere unidades carcerárias mais humanizadas

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 06/05/2016 às 7:17
Foto: Sérgio Bernardo / JC Imagem
Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido sugere unidades carcerárias mais humanizadas - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo / JC Imagem
Leitura:

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, quer estimular em Pernambuco a implantação de unidades prisionais com a metodologia da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). “É um modelo mais aberto, o cumprimento das penas é feito de forma mais humana”, disse o religioso. Ele vai debater o assunto nesta sexta-feira (06) em reunião das 14h às 16h, na Cúria Metropolitana.

Foram convidados para o encontro secretarias e instituições ligadas à segurança pública no Estado. A cúria funciona no Palácio dos Manguinhos, localizado nas Graças, bairro da Zona Norte do Recife. Representantes da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Olinda e Recife visitaram presídios que funcionam com o modelo da Apac em Minas Gerais e deverão relatar a experiência na reunião.

“Estive no presídio de Igarassu (Grande Recife) e fiquei chocado com a superlotação. Vi 700 homens num só pavilhão, na ociosidade. São condições desumanas, aquilo é uma escola de marginalidade e isso não pode continuar acontecendo”, declarou o arcebispo, em visita de cortesia à redação do JC, na tarde de quinta-feira, pela Semana das Comunicações Sociais.

A Pastoral Carcerária, disse ele, já havia sugerido uma unidade prisional da Apac à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado. “Vamos continuar insistindo”, afirmou dom Fernando. A proposta é levar esse modelo diferenciado, baseado na ordem, disciplina, respeito, trabalho e envolvimento das famílias dos presos, para Vitória de Santo Antão, município da Zona da Mata Norte.

Entidade civil sem fins lucrativos, a Apac tem como finalidade a recuperação e reintegração social de presos. A associação surgiu em 1972 na cidade de São José dos Campos (SP).

Na visita à redação do JC, dom Fernando Saburido conduziu preces e orações com os jornalistas. Ele destacou a importância do trabalho da imprensa e disse que o papa Francisco escolheu o tema Comunicação e Misericórdia: um encontro profundo, na mensagem alusiva ao Dia Mundial das Comunicações. Ele também esteve da Rádio e na TV Jornal.

Dom Fernando convida a população para a missa em homenagem ao 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrada domingo próximo, às 9h, na Catedral da Sé de Olinda, na Cidade Alta.

Últimas notícias