Tecnologia

Começa etapa nacional da Olimpiada Brasileira de Robótica

Evento acontece no Shopping RioMar, desta segunda até o dia 12

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 10/10/2016 às 7:23
Divulgação PCR/JC Imagem
Evento acontece no Shopping RioMar, desta segunda até o dia 12 - FOTO: Divulgação PCR/JC Imagem
Leitura:

A partir das 9h desta segunda, cinco equipes da rede municipal de ensino do Recife disputam a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece até a quarta-feira (12), no Shopping RioMar, bairro do Pina, Zona Sul da cidade. Após vencer a competição no ano passado, a Escola Municipal Rodolfo Aureliano volta a campo em busca do bicampeonato, disputando lado a lado, no Nível 1 (Ensino Fundamental), com a Paulo VI e as escolas municipais da Iputinga e de Tejipió. Ao todo, 90 instituições de todo o Pais vão ser selcionadas para participar da final da OBR, na quarta-feira.

 



O Recife também está na disputa no nível 2, voltado para o Ensino Médio, com o time da Unidade de Tecnologia na Educação (Utec) Gregório Bezerra, que inclui ex-alunos integrantes da equipe campeã brasileira de robótica em 2015. No total, são 18 estudantes, que contam com o apoio de 14 professores, técnicos pedagógicos e estagiários. 


As unidades de ensino se classificaram para a etapa nacional após se destacarem na OBR estadual, realizada dentro da programação da Campus Party Recife, em agosto, quando conquistaram as quatro primeiras posições do Nível 1. Ja a Utec ficou em terceiro lugar no Nível 2. 

 

Pernambuco é o único estado com quatro equipes  de Ensino Fundamental classificadas para a fase nacional (os demais têm três times), pois a Escola Municipal Rodolfo Aureliano já tinha vaga garantida por ter sido a campeã brasileira de 2015, além de ter ficado em oitavo lugar na RoboCup, campeonato mundial de robótica disputado em julho deste ano, na Alemanha. A rede municipal já tinha sido campeã estadual em 2014, com a equipe da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Dom Bosco.


O secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, diz que o bom desempenho dos alunos mostra a evolução do Programa Robótica na Escola. "Somos campeões nacionais da OBR, vencemos duas vezes a etapa estadual e estamos confiantes em conseguir outro ótimo resultado. Conquistas como estas evidenciam o sucesso do programa, que faz mais de 73 mil alunos aprenderem como se estivessem brincando", afirma.

Como funciona


Das 90 escolas que estarão na final da OBR, 45 são do Nível 1 e  as outras 45, do Nível 2. Os competidores utilizam kits de robótica de encaixe da Lego Education ou componentes eletrônicos em geral para a construção e programação de robôs, que devem percorrer uma pista repleta de rampas e obstáculos, com o objetivo de capturar bolas e despejá-las num local determinado.

 

A OBR, que é uma das maiores olimpíadas científicas brasileiras, usa a robótica para estimular os estudantes de ensino fundamental, médio e técnico a seguir as carreiras científico-tecnológicas, identificando jovens talentosos. Além da competição que envolve a robótica de encaixe, haverá também uma corrida com robôs humanoides NAO (Humanoid Robot Racing), incluindo um que foi programado pela equipe de robótica da Secretaria de Educação do Recife.


Participação é ampla 

Conforme a Secretaria, mais de 73 mil alunos da rede municipal têm acesso à tecnologia através do Programa Robótica na Escola desde 2014, que já teve R$ 32 milhões em investimentos. Todas as 309 unidades de ensino da rede municipal receberam kits de robótica de encaixe, mas cabe aos professores optar por utilizar esse recurso pedagógico em suas aulas - não existe seleção para participar delas.

 com a linha de robôs humanoides (NAO), os estudantes têm contato quando vão a aulas no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec) ou em eventos como a caravana de robôs nas creches municipais e as aulas de robótica específicas para os estudantes com autismo. É oferecida também a linha de robótica com ferramentas, que permite a construção de objetos robóticos a partir de peças simples do cotidiano, envolvendo conhecimentos de mecânica, eletrônica, programação de computadores e metarreciclagem.


Últimas notícias