INICIATIVA CIVIL

Conheça o trabalho de comunicação e combate à violência do Tururu

O PorAqui na TVJC desta terça (25) recebeu representantes do Coletivo Força Tururu, no Janga

Do PorAqui*
Cadastrado por
Do PorAqui*
Publicado em 25/10/2016 às 19:14
Foto: divulgação/Coletivo Tururu
O PorAqui na TVJC desta terça (25) recebeu representantes do Coletivo Força Tururu, no Janga - FOTO: Foto: divulgação/Coletivo Tururu
Leitura:

O sexto programa na TV JC, o PorAqui recebeu dois representantes do Coletivo Força Tururu, da Comunidade Tururu, no Janga, no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife. André Fidelis e Cidicleiton Zumba compartilharam com os seguidores do Portal NE10, a experiência de dois projetos locais: um de fotocomunicação e outro contra o extermínio de jovens. 

O Tururu é, antes de mais nada, um exemplo de organização e luta popular. Depois de uma enchente que deixou centenas de pessoas desabrigadas, Dom Helder doou um espaço da arquidiocese, em 1980, para 640 famílias, a maioria delas oriunda de favelas de Olinda e de Paulista. Foi quando a comunidade começou a estruturar-se. O Coletivo, por sua vez, nasceu em 2008.

Através de aulas técnicas e práticas sobre fotografia, comunicação e assuntos sociais, o grupo incentiva jovens da comunidade a amplificarem sua própria voz. 

Já com a campanha "Não quer ser o próximo", o Coletivo Tururu quer chamar a atenção da população para o alto índice de mortalidade juvenil, com cartazes e lambe-lambes espalhados pelos muros.

*PorAqui - O PorAqui é o aplicativo colaborativo de notícias de bairro do Sistema Jornal do Commercio, uma parceria com a XARX, empresa situada no Porto Digital, no Bairro do Recife. O PorAqui começou por Setúbal, na Zona Sul da cidade. Enquanto preparamos a expansão para outros bairros, resolvemos compartilhar iniciativas civis espalhadas pelo Grande Recife no programa PorAqui na TV JC, que vai ao ar todas as terças-feiras, às 15h30, no Facebook do Portal NE10. Queremos compartilhar histórias e cases para inspirar as pessoas na busca por um local melhor para morar e trabalhar.

Conhece ou faz parte de iniciativas civis para melhorar algum bairro, seja na área de segurança, diversão, serviços, etc.? Escreve para a gente: [email protected].

Sugestões de pauta e colaborações em Setúbal? Entre em contato através do e-mail [email protected] ou do telefone (81) 3413.6529.

ASSISTA TAMBÉM

PorAqui na TVJC #5: conheça o trabalho dos moradores das Graças para preservar o Rio Capibaribe e ocupar as ruas

PorAqui na TV JC #4: conheça a Biblioteca Comunitária do Poço da Panela

PorAqui na TV JC #3: como fazer hortas urbanas, com o Casa Amarela Saudável e Sustentável

PorAqui na TV JC #2 Eu Morador de Olinda

Confira na íntegra a estreia do PorAqui na TV JC, com o Coletivo Setúbal

Últimas notícias