REIVINDICAÇÃO

Guardas Municipais do Recife realizam paralisação por 24 horas

Em assembleia, os guardas também decidiram que não irão fazer horas-extras no feriado do Natal e do ano-novo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/12/2016 às 11:35
Foto: Marcela Balbino / JC Imagem
Em assembleia, os guardas também decidiram que não irão fazer horas-extras no feriado do Natal e do ano-novo - FOTO: Foto: Marcela Balbino / JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 17h15

Os Guardas Municipais do Recife realizaram uma assembleia na manhã desta quinta-feira (15), em frente à Prefeitura do Recife, na Avenida Cais do Apolo, Bairro do Recife, onde decidiram paralisar as atividades a partir desta quinta (15), por 24h. Segundo informações do presidente do Sindicato dos Guardas do Recife (Sindguardas), Ewerson Miranda, os agentes também decidiram que não irão fazer extra no feriado do natal e do ano-novo. No fim da tarde, após reunião com Secretarias de Segurança Urbana (Seseg) e de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP), segundo informou a assessoria de imprensa dos órgãos, nenhum tipo de paralisação foi informada oficialmente. Confira a nota oficial no fim da matéria.

A categoria é formada por 1.400 agentes de brigadistas ambientais, guardas patrimoniais e agentes de trânsitos. De acordo com o presidente do sindicato, a categoria reivindica o princípio básico da Lei Federal Nº 13.022, em que o guarda municipal ajude na segurança pública junto com a polícia estadual.

"O prefeito da cidade não define qual o papel do guarda municipal do Recife. Ele retira 150 PM's das ruas e coloca na prefeitura, dentro dos parques, dentro das Upinhas, dos postos de saúde. Ele não cumpre a lei federal que determina que o guarda municipal é segurança pública", disse Miranda. Cerca de 100 agentes estão aguardando na prefeitura para serem recebidos.

Posicionamento da prefeitura

As Secretarias de Segurança Urbana (Seseg) e de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP) informam que uma comissão da Guardas Municipal do Recife (GMR) foi recebida nesta quinta-feira (15), após uma assembleia da categoria. A gestão recebeu e discutiu com os representantes GMR todos os pleitos apresentados, reafirmando o compromisso com o diálogo. As Secretarias não foram informadas oficialmente sobre nenhum tipo de paralisação.

O fardamento novo completo será distribuído em 90 dias. É importante ressaltar que a Guarda Municipal teve diversos avanços ao longo dessa gestão, como renovação da frota; aumento do efetivo com a contratação de 321 novos guardas no concurso realizado em 2015 (são 1.406 agentes); além da renovação do fardamento e implementação do plano de cargos e carreiras, reivindicação histórica da categoria. 

Últimas notícias