ACESSIBILIDADE

Primeiro mapa tátil urbano do Nordeste é inaugurado no Recife

O projeto surge como uma forma de dar continuidade ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, aderido pelo Governo do Estado, em 2012.

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 20/12/2016 às 12:40
Foto: André Nery/ JC Imagem
O projeto surge como uma forma de dar continuidade ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, aderido pelo Governo do Estado, em 2012. - FOTO: Foto: André Nery/ JC Imagem
Leitura:

Na manhã desta terça-feira (20), foi inaugurado o primeiro mapa tátil urbano de sinalização para deficientes visuais do Nordeste, na Casa da Cultura, área central do Recife. O equipamento está fixo no local e pode ser acessado por qualquer passante. Ele compreende partes dos bairros de São José e Santo Antônio.

A iniciativa é da empresa Id Design Inclusivo, idealizadora, em parceria com a Janela Gestão de Projetos, responsável pela produção executiva da ideia. Tudo foi realizado com o incentivo do Funcultura e com apoio de ouras instituições, como a UNINASSAU e a Associação Pernambucana de Cegos (Apec). "Nós fizemos uma visita à Fundação Dorina Nowill para Cegos, em São Paulo, e identificamos a ausência do profissional de design em projetos de acessibilidade. E começamos a pensar em que o design pode contribuir para a acessibilidade”, conta Giovana Caldas, diretora de arte e sócia da Id Design Inclusivo.

INCLUSIVO

O mapa possui várias funções, dentre elas, informar ruas e avenidas próximas à Casa da Cultura, indicar paradas de ônibus e pontos de táxi, serviços, recomendar pontos turísticos do bairro de São José e demonstrar a distância entre os lugares escolhidos pelo público. O equipamento conta ainda com textos em braille e fontes adequadas à baixa visão, auxiliando na escolha de caminhos para chegar a um determinado local. 

Ele surge como uma maneira de dar continuidade ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, aderido pelo Governo do Estado, em 2012, com o slogan “Viver sem Limites”.

Segundo os idealizadores, um projeto semelhante já está sendo preparado para 2017. Desta vez, o mapa vai mostrar o bairro do Recife e vai contar ainda com uma maquete em 3D da Torre Malakoff, situada na Praça do Arsenal. “Esse lançamento de hoje é a concretização de um sonho. Fazer o discurso da acessibilidade, da inclusão é fácil. Difícil é vê-lo se efetivar”, afirma Manoel Aguiar, consultor em acessibilidade e inclusão do projeto e também deficiente visual.

Últimas notícias