CAMPANHA

Após doação de aparelhos, idosas voltam a escutar seus sons preferidos

Seis mulheres do Centro Geriátrico Padre Venâncio foram beneficiadas pela iniciativa

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 28/12/2016 às 21:30
Foto: André Nery/JC Imagem
FOTO: Foto: André Nery/JC Imagem
Leitura:

Poder comemorar um gol do time do coração ou ouvir músicas que lembram momentos especiais. O que faz parte da rotina de muitos era saudade para seis idosas residentes no Centro Geriátrico Padre Venâncio, na Várzea, Zona Oeste do Recife. Há anos com problemas auditivos, elas participaram da segunda etapa da campanha “Qual é seu som favorito?”, promovida pela Audivida Aparelhos Auditivos, e receberam nesta quarta-feira (28), das mãos do arcebispo de Olinda e Recife a chance de um futuro melhor. 

Doze aparelhos foram doados. A campanha surgiu no Canadá e se espalhou por vários países. Recife é a primeira cidade do Brasil a receber a ação. “Não temos o intuito só de doar o aparelho, mas de dar assistência e acompanhamento fonoaudiológico para idosos sem condição de adquiri-los. Esta é a primeira campanha do Brasil com doação de aparelhos novos”, destacou o diretor da Audivida, Ricardo Abreu. Na primeira etapa, quatro idosas do Abrigo Espírita Lar de Jesus foram beneficiadas.

O acompanhamento será feito por profissionais parceiros no centro geriátrico. “As pessoas que estão recebendo o aparelho são aquelas com maior necessidade”, informou a fonoaudióloga Ana Carla Cahu. 

Os aparelhos foram entregues simbolicamente por dom Fernando Saburido, que se disse emocionado por fazer parte da campanha. “Fico feliz em ver a satisfação delas. É bom ver alguém com tantos limites ter a graça de poder escutar melhor”

As lágrimas no rosto de Semírames Ferreira, 86 anos, eram de saudade. Ela finalmente pôde escutar a música que lembra as irmãs falecidas. Ana Maria da Conceição, 85, escutou um gol do Sport como não ouvia há anos, e a felicidade ficou estampada em seu rosto. 

Foto: André Nery/JC Imagem
Entre os desejos das idosas estava ouvir músicas de seus cantores favoritos - Foto: André Nery/JC Imagem
Foto: André Nery/JC Imagem
A entrega simbólica foi feita pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido - Foto: André Nery/JC Imagem
Foto: André Nery/JC Imagem
O líder religioso colocou os aparelhos nas idosas - Foto: André Nery/JC Imagem
Foto: André Nery/JC Imagem
Ao todo, seis mulheres foram beneficiadas com 12 aparelhos - Foto: André Nery/JC Imagem
Foto: André Nery/JC Imagem
O centro geriátrico foi vítima de quatro assaltos em pouco mais de um ano - Foto: André Nery/JC Imagem

VIOLÊNCIA

Em pouco mais de um ano, o centro, que abriga 60 idosas, foi assaltado quatro vezes. “Apesar disso, esse final de ano está sendo feliz. O projeto veio para trazer uma melhora na qualidade de vida delas”, comemorou Maria do Rosário Costa, diretora do abrigo. 

Últimas notícias