CATOLICISMO

Campanha da Fraternidade lança alerta sobre preservação ambiental

Em 2017, o tema da campanha é "Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida"

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 01/03/2017 às 16:32
Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
FOTO: Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Leitura:

Nesta Quarta-feira de Cinzas (1º), o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, realizou a abertura da Campanha da Fraternidade 2017 no Jardim Botânico do Recife, localizado na Zona Oeste da capital. O local foi escolhido por ser um santuário de preservação da Mata Atlântica, no ano em que o tema da celebração é "Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida."

Durante o encontro com os fiéis, o arcebispo plantou uma muda de Pau-Brasil, planta símbolo do bioma litorâneo, que está ameaçada de extinção. Saburido falou também sobre a importância da temática abordada pela instituição. "Pela sétima vez, a Igreja está proporcionando uma Campanha da Fraternidade ecológica. É um tema urgentíssimo. No Brasil, temos seis biomas. Queremos que as pessoas fiquem cientes dos desafios de preservação ambiental e partam para a prática. Cada um pode fazer alguma coisa pelo bioma."

O lançamento da campanha coincide com o primeiro dia da quaresma, período de 40 dias de preparação para a Páscoa. "A quaresma é um tempo de conversão, que a Igreja nos convida a rever a nossa vida, a tomar atitudes de mudança de vida", explicou Saburido. Para a gerente do Jardim Botânico, Zenaide Magalhães, a parceria com a Igreja Católica é construtiva. "Traz uma série de outras pessoas para essa realidade de conservação na nossa natureza. A gente só conserva o que conhece e ama", destaca. 

Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Missa de início da quaresma foi celebrada em meio à vegetação - Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Dom Fernando Saburido falou sobre a importância da consciência ambiental - Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
O intuito da campanha é mostrar que todos os cristãos podem fazer algo pela natureza - Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Saburido plantou uma muda de Pau-Brasil, símbolo da Mata Atlântica - Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
O líder religioso quis dar o exemplo para os fiéis - Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Após o plantio, o arcebispo celebrou uma missa para dezenas de fiéis - Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem

CONSCIENTIZAÇÃO

Os fiéis que prestigiaram a celebração eucarística, que teve início às 15h na quadra da Fundação CDL, ao lado do Jardim Botânico, aprovaram o tema. "A escolha foi muito importante. Incentiva os fiéis a saberem mais. Muitas vezes, a gente tem pouca informação sobre a questão ambiental, e é uma oportunidade para saber mais sobre o assunto", defendeu a operadora de caixa Cleide Rejane dos Santos. 

Últimas notícias