FERIADO

Veja programação religiosa da Semana Santa, no Grande Recife, nesta sexta-feira

Às 15h, em várias paróquias, católicos lembram a Paixão e Morte de Jesus. Haverá procissão no Sítio Histórico de Olinda e no Centro do Recife

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 14/04/2017 às 10:45
Foto: Bobby Fabisak /  JC Imagem
Às 15h, em várias paróquias, católicos lembram a Paixão e Morte de Jesus. Haverá procissão no Sítio Histórico de Olinda e no Centro do Recife - FOTO: Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem
Leitura:

Católicos contam com programação religiosa, nesta Sexta-feira Santa (14), em várias paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife - são 125, distribuídas em 19 cidades do Grande Recife e Zona da Mata. Único dia do ano em que não há celebração de missa, a Sexta-feira Santa deve ser, para aqueles que seguem a religião católica, para fazer jejum, orações e silêncio, além de abstinência de carne. Às 15h, hora considerada a hora em que Jesus morreu na cruz, fiéis vão se reunir para celebrar a Paixão e Morte de Cristo.

Em Olinda, neste horário, haverá solenidade na Catedral da Sé, no Sítio Histórico. Por ser um dia sem eucaristia, o altar fica descoberto, sem nenhuma decoração no presbitério. Após a missa, acontece a Procissão do Senhor Morto pela Cidade Alta. A tradição pretende lembrar o momento em que os discípulos retiram o corpo de Jesus Cristo da cruz e o sepultam.

No Recife, a procissão do Senhor Morto sairá, também às 15h, do Convento de Santo Antônio, que fica na Rua do Imperador Pedro II, no Centro. Antes, haverá a adoração de Cristo na cruz, na capela interna do convento.

Em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Boa Viagem organizou uma Via Sacra dramatizada com jovens. Será às 18h. A Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, localizada na Macaxeira, Zona Norte da capital, informa que haverá, às 20h, a Paixão de Cristo de Casa Amarela, que acontecerá no Parque da Macaxeira. 

Veja a programação de algumas paróquias do Grande Recife e Zona da Mata.

No bairro da Mangueira, Zona Oeste, está prevista uma procissão, com o encontro de Nosso Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores, a partir das 15h, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em várias paróquias haverá a celebração da Paixão e Morte de Jesus, todas às 15h, nesta Semana Santa.

MENSAGEM

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, na sua mensagem da Páscoa, ressalta a importância dos católicos celebrarem a data como um acontecimento novo e transformador. "A novidade da Páscoa deve se expressar no nosso modo pessoal de viver a fé e também no nosso empenho social para que esse mundo se renove e seja mais de acordo com o projeto divino", observa o sacerdote. A mensagem completa da mensagem está no site da Arquidiocese de Olinda e Recife

"Uma preocupação concreta e urgente do papa Francisco tem sido a situação dos nossos irmãos e irmãs da Síria que têm passado por tantas perseguições e sofrimentos com as intermináveis guerras e conflitos, inclusive, com expressivo número de civis mortos, entre eles jovens e crianças, nos últimos dias. Por eles, o papa convocou recentemente uma corrente mundial de oração pela paz. O amor solidário e a preocupação pela justiça constituem o próprio coração da fé bíblica e da celebração da Páscoa", enfatiza dom Fernando.

"No Brasil, vivemos uma prolongada crise ética, econômica e política, enfim, uma crise social que traz sofrimento e perturbação para nossa gente. O povo brasileiro continua extremamente dividido e ainda se percebe uma onda de intolerância e impossibilidade de diálogo entre quem pensa diferente. Nós, ministros de Deus, precisamos ajudar nesse campo a restabelecer um clima de fraternidade e de convívio, sobretudo nas diferenças", complementa o arcebispo de Olinda e Recife.

Últimas notícias