Feriado

Museu da Cidade do Recife de portas abertas no feriado de 21 de abril

O acesso ao Museu da Cidade do Recife é gratuito. O centro cultural fica no bairro de São José e funciona num forte do século 17

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 20/04/2017 às 10:35
Foto: Museu da Cidade do Recife/Divulgação
O acesso ao Museu da Cidade do Recife é gratuito. O centro cultural fica no bairro de São José e funciona num forte do século 17 - FOTO: Foto: Museu da Cidade do Recife/Divulgação
Leitura:

O Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte da Cinco Pontas, no bairro de São José, estará aberto nesta sexta-feira (21), feriado nacional em homenagem a Tiradentes, e durante todo o fim de semana, das 9h às 17h. Além de conhecer o museu, instalado num fortificação construída no período do Brasil holandês (1630-1654), os visitantes podem aproveitar o passeio para explorara a exposição 1817 - Revolução Republicana, em cartaz no espaço cultural. A entrada é gratuita.

Organizada pelo Museu da Cidade do Recife, em parceria com o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), a exposição marca os 200 anos da revolta deflagrada em Pernambuco em 6 de março de 1817. A mostra é dividida em cinco eixos e há mediadores para receber escolas e espectadores em geral.

Logo no início do passeio, o visitante é convidado a contemplar a sala Revoluções e desvendar, em textos e imagens históricas, o cenário que estimulou os ideais revolucionários, no século 19. O ponto de partida é uma projeção com os nomes dos 150 homens presos no Forte de São Tiago das Cinco Pontas. No segundo eixo , o visitante faz um passeio ao Recife do início dos anos 1800, então chamado de Vila de Santo Antonio do Recife de Pernambuco.

O terceiro eixo, “Dezessete”, é dedicado à Revolução Pernambucana. Estão expostos documentos e objetos pertencentes ao IAHGP, com destaque para a espada usada pelo capitão José de Barros Lima (1764-1817), o Leão Coroado, para desencadear a revolta, em 6 de março.

Continuando o passeio pelo Museu da Cidade do Recife, no quarto eixo, batizado Cidade Memória, há 12 vídeos com depoimentos de historiadores descrevendo os lugares onde a revolução se fez presente de forma mais próxima.

O quinto e último eixo é interativo. Além de estarem expostas a bandeira da Revolução Pernambucana e outras que inspiraram o movimento republicano, o visitante é convidado a criar e expor a sua própria bandeira – no local, há cartolina e lápis de cor para os desenhos e um varal para a pessoa pendurar a obra.

BICICLETA

Ciclistas adeptos da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, disponível neste feriado de 21 de abril no horário das 7h às 16h, podem fazer pequeno desvio na rota e chegar com segurança ao Museu da Cidade do Recife, no Centro da capital pernambucana.

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira, nasceu em 1746 e morreu em 21 de abril de 1792. 
Também chamada de Conjuração Mineira, a Inconfidência foi um movimento separatista do Brasil colônia ocorrida no século 18.

Últimas notícias