Projeto Orla

Banhistas carimbados por tinta fresca das novas cadeiras em Boa Viagem

As cadeiras foram entregues a comerciantes da Praia de Boa Viagem pelo Projeto Orla, que prevê padronização da faixa de areia

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 22/04/2017 às 7:07
Foto: Jedson Nobre/JC Imagem
As cadeiras foram entregues a comerciantes da Praia de Boa Viagem pelo Projeto Orla, que prevê padronização da faixa de areia - FOTO: Foto: Jedson Nobre/JC Imagem
Leitura:

No primeiro feriado com a Praia de Boa Viagem parcialmente padronizada, banhistas aprovam as novas cadeiras, guarda-sóis e espreguiçadeiras colocadas na orla do Recife, no trecho entre as Ruas Antônio Falcão e Henrique Capitulino. Apenas um item não passou no teste: a tinta usada para numerar as cadeiras manchou as costas, camisetas e cangas de muita gente na sexta-feira (21), Dia de Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira.


“Eu só percebi quando a moça que estava sentada à minha frente se levantou e vi as costas dela sujas de tinta. Olhei minha camisa e estava do mesmo jeito. Vou lavar em casa, mas não sei se essa tinta vai largar”, afirma o comerciante Anderson Rodrigues, que estava de folga e aproveitou o feriado nacional na Praia de Boa Viagem. “Gostei da padronização, o problema é o local escolhido na cadeira para pintar o número.”


Anderson sugere a pintura na parte de trás da cadeira. “A prefeitura precisa encontrar outra forma de marcar o equipamento, é só uma adaptação, porque a praia ficou melhor assim, organizada”, comenta. “Ainda bem que não vim com minha camisa oficial do Sport, como tinha pensando antes de sair de casa”, pondera.


O jornalista Oscar Lobo também teve a camisa carimbada nas costas, ao sentar-se na cadeira com a roupa molhada após um mergulho. “Tentei lavar na água do mar e a tinta não saiu”, diz. “É uma falha que precisa ser corrigida, não fiquei chateado, isso não atrapalhou meu passeio”, declara Oscar Lobo. Ele e a esposa, a enfermeira Milena Ribeiro, elogiaram a padronização das barracas dos comerciantes.


“Ficou muito bom, mais organizado. A gente demora um pouco a encontrar o barraqueiro porque todos os equipamentos são da mesma cor, mas eles continuam nos mesmos pontos”, acrescenta Milena Ribeiro. O motorista Jorge Cláudio Andrade Santos fotografou a área para mostrar ao irmão, que mora em São Paulo. “Vou enviar pelo celular, ele ama Boa Viagem. As cadeiras são confortáveis e a praia está muito bonita, diz Jorge.


As amigas Tânia Barros e Célia Trancoso, moradoras de Boa Viagem, também destacaram o conforto das cadeiras. “Excelente para idosos, na nossa idade é difícil sentar e levantar de uma cadeira baixa. Essa tem uma altura ótima”, diz Tânia. “Uma maravilha essa ideia”, ressalta Célia. Elas sentiram falta, porém, de lixeiras e sacos para acondicionar lixo.

AJUSTES


De acordo com o barraqueiro Sandro Manoel dos Santos, que trabalha na praia há mais de 20 anos, as lixeiras estão previstas e serão entregues aos comerciantes. Ele recebeu 60 cadeiras, 20 guarda-sóis e 20 mesas de apoio pelo Projeto Orla, que prevê a padronização da praia em parceria com a iniciativa privada. “Minhas 20 lixeiras devem chegar hoje (21/04)”, declara. A comerciante Erivânia Maria de Oliveira também aguarda as lixeiras.


Ela disse que recebeu o material faltando um guarda-sol. “Só hoje (21/04)) notei que vieram 19 sombreiros. Preciso resolver isso logo, porque se a gente perder um guarda-sol vai ter de pagar R$ 164,91”, informa. “E agora, com a barraca patrocinada, quem passar 15 dias sem trabalhar terá de levar um atestado”, comenta Erivânia. O primeiro trecho padronizado da orla, entre as Ruas Antônio Falcão e Henrique Capitulino, foi adotado pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau).


De acordo com o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, as cadeiras foram marcadas com números para controle do material distribuído entre os comerciantes. “A pintura terminou ontem (20/04) à noite e estava fresca, deve ter sido isso que provocou o acidente. Quando a tinta secar, isso não vai acontecer mais”, garante.

Últimas notícias