Feriado

Confira o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Trabalho

No Dia do Trabalho, 1º de maio, há opções de lazer gratuito e barato na cidade do Recife

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 28/04/2017 às 11:29
Foto: Divulgação/Museu da Cidade do Recife
No Dia do Trabalho, 1º de maio, há opções de lazer gratuito e barato na cidade do Recife - FOTO: Foto: Divulgação/Museu da Cidade do Recife
Leitura:

No feriado prolongado pelo internacional do Dia do Trabalho (1º/5), moradores do Recife e visitantes da cidade terão opções de cultura e lazer gratuitas. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível no domingo (30) e na segunda-feira (1º), museus e teatros vão abrir com programação especial.

De acordo com prefeitura, mercados públicos funcionarão com horário diferenciado neste 1º de maio, das 6h às 13h. Escolas, creches, creches-escolas, bibliotecas municipais e as unidades do Centro Comunitário da Paz (Compaz) estarão fechadas no Dia do Trabalho.

O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo), na Avenida Dantas Barreto, e o Mercado das Flores (bairro de São José) não funcionarão no Dia do Trabalho. Mas, no sábado (29), todos abrirão normalmente, das 6h às 18h.

Domingo (30), véspera do Dia do Trabalho, os equipamentos funcionam no horário de rotina, das 6h às 13h. As feiras livres que são montadas em diversos bairros não têm os horários alterados durante o feriado.

Os ciclistas poderão pedalar na ciclofaixa no horário de sempre, das 7h às 16h. São 36,5 quilômetros de rota ao longo de 30 bairros e todos os roteiros levam à Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife. No feriado, as Academias Recife entram em recesso e retornam às atividades na terça-feira (2).

NATUREZA

Opções para quem gosta de contemplar a natureza, o Jardim Botânico do Recife (JBR) e o Econúcleo do Parque da Jaqueira, vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, estarão abertos no fim de semana, mas fecham no Dia do Trabalho.

Localizado no Curado, bairro da Zona Oeste do Recife, o JBR abrirá das 9h às 15h30. Com 10,7 hectares, a área verde municipal, não terá monitoria no sábado (29) e domingo (30), e sim trilhas autoguiadas e acesso às coleções de plantas.

Há sete jardins temáticos para visitante apreciar: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Jardim Sensorial e Tropical. E duas trilhas para serem desbravadas: a do Meliponário, de solo natural; e a Alameda Pau-pombo, com 574 metros de extensão e acessível a cadeirantes.

TEATROS E MUSEUS

Se você não vai viajar no feriado do Dia do Trabalho, pode aproveitar para ver as últimas apresentações do projeto Hoje Tem Espetáculo, no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), em Boa Viagem, com preços acessíveis (não é gratuito). No sábado (29) tem o espetáculo de dança 15 para as 11, às 20h; e domingo (30), a peça infantil Era uma vez na terra, às 17h. Informações pelo número (81) 3355-9821.

O Teatro Barreto Junior, no Pina, Zona Sul, traz a peça Daqui não saio, daqui ninguém me tira, do Balé Deveras, contando a história de resistência dos moradores de Brasília Teimosa, que encontram na dança alternativas para as adversidades da vida. A apresentação é no sábado, às 20h. Informações pelo telefone (81) 3355-6398.


No Teatro de Santa Isabel, localizado no Centro, tem visitação guiada no domingo (30). É uma chance de conhecer um dos mais belos teatro-monumentos do País. As visitas são realizadas em três horários: 14h, 15h e 16h, com capacidade de 25 pessoas e duração 50 minutos cada. Informações pelo telefone (81) 3355-3323.

E no Museu da Cidade do Recife, que funciona no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, Centro da Cidade, o público pode conferir no sábado (29) e no domingo (30), a exposição 1817 - A Revolução Republicana, que traz a história do bicentenário da Revolução Pernambucana. O horário para a visitação é das 9h às 17h e o acesso é livre.

Já no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), na Rua da Aurora, Centro do Recife, a pedida é conferir as exposições Sugar and Speed e Onde Estão Minhas Obras. O espaço vai funcionar das 13h às 17h, no sábado (29) e domingo (30), véspera do Dia do Trabalho.

Tradicionalmente, equipamentos culturais da Prefeitura do Recife não abrem às segundas-feiras, portanto estarão fechados neste 1º de maio, Dia do Trabalho. Mas o Sítio Trindade estará aberto, das 5h às 19h, com lazer ao ar livre para toda a família.

ABRE-FECHA

PREFEITURA – Serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão no Dia do Trabalho.

CONTRIBUINTE – A Central de Atendimento ao Contribuinte, localizada no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e a unidade de atendimento que funciona no posto do Expresso Cidadão do Cordeiro, estarão fechadas na segunda-feira (1º/5)

TRÂNSITO – Serviços de atendimento ao idoso, taxistas e usuários que desejam recorrer das multas, oferecidos na sede da CTTU, na Rua Frei Cassimiro, 91, em Santo Amaro, serão suspensos na segunda-feira (1º). Serviços de monitoramento de tráfego, registro de Boletim de Ocorrência e de fiscalização, prestados pelos agentes de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Autarquia, funcionarão durante o feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU pelo teleatendimento 24h (0800.081.1078)

PROCON – O Procon Recife estará fechado no próximo dia 1º de maio, incluindo os postos avançados no Compaz Governador Eduardo Campos e Compaz Escritor Ariano Suassuna

EMPREENDEDORISMO – As Salas do Empreendedor de Casa Amarela e a localizada na sede do prédio da Prefeitura do Recife não irão funcionar na segunda-feira (1º)

EMPREGO – As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Rio Branco e a Agência Universitária, localizada na Facipe, não funcionarão na segunda-feira (1º)

MULHER – O Centro de Referência Clarice Lispector, voltado para o acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência, e o Centro da Mulher Metropolitana Julia Santiago, localizado no bairro de Brasília Teimosa, não funcionarão na segunda-feira (1º).
ASSISTÊNCIA SOCIAL – Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionarão no dia 1º de maio, exceto as casas de acolhida do IASC

SAÚDE – As Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas no dia 1º de maio. As demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas

VACINAS – A Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), funcionará 24h, durante o feriado e fim de semana, com demanda espontânea, para vacina antirrábica. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai receber as pessoas que já estão em acompanhamento, das 8h às 12h

SAMU – Pode ser acionado pelo 192 todos os dias

Últimas notícias