ATITUDE CIDADÃ

Protetor pede ajuda para reforma de abrigo de animais

Elpídio Araújo abriga em uma casa cedida por um parente 62 animas, entre cães e gatos

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 03/05/2017 às 8:00
Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Elpídio Araújo abriga em uma casa cedida por um parente 62 animas, entre cães e gatos - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Leitura:

Há dois anos, Galego e Pandora, ainda filhotes, foram abandonados no antigo aterro sanitário de Aguazinha, em Olinda, no Grande Recife, para morrer. A vida dos cães mudou quando foram resgatados e acolhidos pelo guia turístico e ativista Elpídio Araújo, 46 anos, no Lar de Passagem Eu Amo Animais. A casa, localizada no bairro do Prado, Zona Oeste da capital, abriga hoje 62 animais, entre cachorros e gatos, e precisa de reformas estruturais urgentes para continuar acolhendo bichinhos em situação de rua.

“Temos problemas de infiltração e também precisamos de uma reforma no telhado. Quando chove, entra muita água. Meu maior medo é não conseguir fazer os reparos a tempo e o teto cair em cima dos animais”, lamenta Elpídio. Há quatro anos e meio, ele fez da casa cedida por um parente um refúgio para cães e gatos abandonados e vítimas de maus-tratos. Desde então, mais de 300 animais passaram pelo abrigo. Todos foram tratados e adotados.

Além de ajuda para a obra, o protetor precisa de ração para alimentar os 12 cães e 50 gatos. Semanalmente, são consumidos 50 quilos de alimento, provenientes de doações ou do próprio bolso do voluntário. “É um trabalho difícil e sem nenhum apoio das autoridades”, critica.

O ativismo de Elpídio é herança de família. Na casa que divide com os pais nas proximidades do abrigo, vivem 35 gatos e dois cachorros. Desde o surgimento do lar de passagem, ele deixou o trabalho como guia turístico em segundo plano para se dedicar aos bichos. “É tudo por amor aos animais. Não quero reconhecimento, só fazer o bem a eles.”

AJUDA

Para ajudar nas despesas com alimentação, remédios e produtos de limpeza para o abrigo, camisetas estão sendo vendidas a R$ 20. Toda ajuda é bem-vinda. Para contribuir, basta entrar em contato com o protetor através dos telefones (81) 98474-8533 e 99689-3391.

Na página de Elpídio Araújo é possível acompanhar os animais disponíveis para adoção. “Alguns deles, como Galego e Pandora, estão há anos na casa esperando por um dono”, lamenta. Informações sobre adoção disponíveis no endereço: https://www.facebook.com/elpidio.araujo.9.

Últimas notícias