Tubarão

Ataque de tubarão é debatido em simpósio no Recife

Evento organizado pelo Cemit e Uninassau vai fazer um panorama dos ataques de tubarão na cidade, nesta quarta-feira (10)

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 09/05/2017 às 18:28
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Evento organizado pelo Cemit e Uninassau vai fazer um panorama dos ataques de tubarão na cidade, nesta quarta-feira (10) - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

O que você sabe sobre ataques de tubarões? Com essa pergunta provocativa, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) e o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) realizam nesta quarta-feira (10), no Recife, simpósio para discutir o assunto. Na pauta constam os seguintes temas: a incidência dos ataques de tubarão, como prevenir e prestar os primeiros socorros às vítimas.

Para participar do primeiro Simpósio do Tubarão é preciso fazer inscrição prévia, até as 13h desta quarta-feira (10), na Uninassau. A palestra começa às 18h e será realizada no auditório do Campus Boa Viagem do Centro Universitário Maurício de Nassau, localizado na Rua Jonatas de Vasconcelos, 316, na Zona Sul da capital pernambucana. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Foram convidados para o simpósio especialistas do Corpo de Bombeiros, do Cemit, do Instituto de Medicina Legal (IML) e profissionais da área médica e da área de pesca. Eles apresentarão para o público informações sobre os ataques de tubarão no Recife. Também divulgarão as espécies mais comuns que habitam a costa pernambucana e vão falar sobre prevenção e os primeiros socorros em casos de mordidas.

ATAQUES

De julho de 1992 a dezembro de 2016 o Cemit registrou 62 ataques de tubarão no Estado de Pernambuco. O último aconteceu em 30 dezembro de 2016, na Praia do Leão, no badalado Arquipélago de Fernando de Noronha. Um banhista levou uma mordida na panturrilha esquerda, foi socorrido e sobreviveu.

A última morte registrada pelo Cemit é a de uma banhista atacada em julho de 2013 na Praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, em frente ao Edifício Anabella. O animal mordeu a coxa esquerda e a panturrilha da mulher.

Últimas notícias