QUALIFICAÇÃO

Detentos da Penitenciária Barreto Campelo concluem curso do Pronatec

Ao todo, 17 reeducandos receberam certificados de conclusão do curso de Pedreiro e Alvenaria

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 11/05/2017 às 15:05
Foto: Divulgação/ Seres
Ao todo, 17 reeducandos receberam certificados de conclusão do curso de Pedreiro e Alvenaria - FOTO: Foto: Divulgação/ Seres
Leitura:

“Agora tenho uma profissão que pode me garantir uma vida digna quando ganhar liberdade.” Assim o reeducando Jonas Cordeiro, 33 anos, definiu a oportunidade de se qualificar profissionalmente enquanto ainda cumpre pena na Penitenciária Professor Barreto Campelo (PPBC), em Itamaracá. Jonas é um dos dezessete detentos da unidade que receberam o certificado curso de Pedreiro e Alvenaria na manhã desta quarta-feira (10).

A iniciativa faz parte de uma parceria firmada entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Caruaru (Senai/Caruaru) e a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). A qualificação é realizada pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal.

Durante o curso, que tem o intuito de ampliar a qualificação profissional na comunidade carcerária, os detentos assistiram aulas teóricas e práticas no total de 240 horas/aula e receberam um subsídio no valor de R$ 480,00 pago pelo Governo Federal. Com a experiência comprovada em certificado, os privados de liberdade também são beneficiados com a remição de pena de um dia a cada 12 horas de aula.

CAPACITAÇÃO

“Estamos fazendo o nosso dever, entendemos que o estudo e a capacitação profissional são fatores prioritários no processo de ressocialização e através desses resultados vamos em busca de mais parcerias”, afirma a gerente de Educação e Qualificação Profissionalizante da Seres, Edvany Oliveira. 

“Lá fora, muitos de nós não temos esse tipo de oportunidade e somos incentivados ao crime", defende Jonas. Para o coordenador de Cursos do Senai, Fábio Luna, “é uma satisfação muito grande poder contribuir para a qualificação profissional dessas pessoas que estão em vulnerabilidade social, nós acreditamos no potencial deles e na reinserção na sociedade de forma digna” destacou.

Últimas notícias