SERVIÇOS

DPU no Recife promove semana em comemoração ao Dia da Defensoria

Evento conta com programação que terá atendimento ao público com orientação jurídica, curso sobre direitos e evento com os assistidos

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 15/05/2017 às 12:50
Foto: Ravi Soares/Rádio Jornal
Evento conta com programação que terá atendimento ao público com orientação jurídica, curso sobre direitos e evento com os assistidos - FOTO: Foto: Ravi Soares/Rádio Jornal
Leitura:

Em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, nesta sexta-feira (19), a Defensoria Pública da União (DPU) no Recife celebrará a Semana DPU no Recife com programação que terá atendimento ao público com orientação jurídica, curso sobre direitos e evento com os assistidos. As primeiras atividades serão realizadas nesta segunda-feira (15), com atendimento ao púbico em mutirão para orientação jurídica, pela manhã de 8h às 12h, na Estação Central do Metrô do Recife, no bairro de São José, centro da capital pernambucana, e, à tarde das 14h às 17h, no Hospital Correia Picanço, no bairro da Tamarineira, zona norte da cidade.

"Essa semana, com a comemoração do Dia da Defensoria, vamos focar em ações importantes. No primeiro dia, teremos o atendimento a cidadãos em situação vulnerável em local com grande público, como a estação do metrô, e para pessoas que, em razão do estado de saúde, estão impossibilitadas de ir a DPU", ressalta o defensor público federal, Pedro de Paula Lopes Almeida, chefe da DPU no Recife.

Na quarta-feira (17), das 14 às 18h, será promovido um minicurso intitulado "Proteção a grupos vulneráveis: padrões de respeito no seu atendimento, afirmação de direitos e prevenção à revitimização", na sede da DPU no Recife, no bairro da Boa Vista, região central da capital.

O curso pretende discutir, conjuntamente, as demandas apresentadas por diferentes grupos vulneráveis (mulheres, portadores de necessidades especiais, LGBT, negros, dentre outros), sobre as dificuldades de afirmação de seus direitos e estigmatização de suas condições, particularmente na interlocução com instituições de segurança pública. "Cada um das instituições participantes poderá apresentar as demandas que lhe são afetas quanto ao tema, demonstrar as ações adotadas nessa seara e os protocolos de atuação que eventualmente tenham internalizado ou estejam em vias de internalizar", explica Almeida.

Já na sexta-feira (19), às 10h, assistidos serão chamados à DPU para receberem a comunicação de vitórias judiciais. Será organizado o Dia da Vitória, que foi criado como data comemorativa nas unidades da DPU em todo o país, reunindo defensores, servidores, terceirizados e estagiários que atuam no órgão para entregar documentos que significam a vitória judicial do assistido por meio da atuação da Defensoria.

Últimas notícias