Reservatórios de Água

Volume de barragens do Grande Recife aumenta após chuvas

Barragem de Pirapama atingiu mais de 86% de sua capacidade total. Volume nas barragens de Tapacurá, Duas Unas e Botafogo ainda estão abaixo do esperado

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 31/05/2017 às 20:37
Divulgação
Barragem de Pirapama atingiu mais de 86% de sua capacidade total. Volume nas barragens de Tapacurá, Duas Unas e Botafogo ainda estão abaixo do esperado - FOTO: Divulgação
Leitura:

As fortes chuvas que caíram nos últimos 10 dias na Região Metropolitana do Recife (RMR) garantiram a elevação do nível de três dos quatro mananciais da região. A barragem que teve um maior aumento foi a de Pirapama, situada no Cabo de Santo Agostinho, que praticamente dobrou o seu volume. Antes, a barragem estava com 44,67% de sua capacidade total, passando agora para 86,43%, registrando um volume de 52.618.000 m³ de água.

A expectativa dos técnicos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) é de que Pirapama alcance 100% de sua capacidade total nos próximos dias. “Pirapama permite a exploração de uma vazão de 5 mil litros de água, por segundo, e é o sistema mais importante para a distribuição de água da RMR, contemplando três cidades: áreas planas do Recife, Cabo de Santo Agostinho e bairros de Jaboatão dos Guararapes “, esclarece o diretor Técnico e de Engenharia, Rômulo Aurélio Souza.

As outras duas barragens que conseguiram elevar o seu nível de acumulação foram Tapacurá e Duas Unas. A primeira teve um acréscimo de 13,26% em seu reservatório, alcançando 41.468.000 m³ (44,02% de sua capacidade total). Já Duas Unas obteve um aumento de 14,62% em sua acumulação, atingindo a marca de 10.125.000 m³ (41,84% da capacidade total) de água. As duas barragens, no entanto, ainda estão abaixo dos níveis esperados, com expectativa da Compesa de que essa situação mude até o final do inverno.

Ainda segundo a Compesa, mesmo que esses dois mananciais não consigam verter, o o rodízio nas cidades do Recife, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes não sofrerá alteração, já que a Estação de Tratamento Castelo Branco (ETA Tapacurá) está funcionando com 100% de sua capacidade.

Barragem de Botafogo é a que mais gera preocupação

A Barragem de Botafogo, em Igarassu, é o manancial que mais preocupa a Compesa. O reservatório ainda não conseguiu elevar o nível de acumulação, registrando apenas o aumento de 1,7% e está com o volume marcando 4.233.000 m³, o que equivale apenas a 15,34% da sua capacidade máxima. A situação é preocupante pois, de acordo com a companhia, ainda não há não há registro de chuvas suficientes para alterar o quadro do reservatório.

Em abril deste ano, quando o reservatório estava somente com 11,27% de sua capacidade, a Compesa precisou ampliar o rodízio nas cidades de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima, para evitar o colapso do abastecimento. “A situação ainda é muito crítica e esperamos que esse quadro mude até o final do período chuvoso “, afirma Souza.

Cidades na Zona da Mata Sul e no Agreste seguem sem reabastecimento

Apesar de ajudar no abastecimento de alguns reservatórios, as fortes chuvas também prejudicaram o abastecimento de água em algumas cidades do Agreste e da Zona da Mata Sul de Pernambuco. Os municípios de Sirinhaém, São Benedito do Sul, Caruaru, Agrestina, Altinho, Cachoeirinha, Ibirajuba e Santa Cruz do Capibaribe seguem sem abastecimento desde que as enchentes do último fim de semana atingiram o Estado.

Ainda segundo a Compesa, os municípios de Caruaru, Agrestina, Altinho, Cachoeirinha e Ibirajuba tem previsão de retorno em seu abastecimento por volta das 20h desta quarta-feira (31). Já as cidades de Ribeirão, Belém de Maria, Vitória de Santo Antão, Escada, Garanhuns, São João, Angelim, Águas Belas e Bom Conselho estão com atendimento parcial em seus abastecimentos.

Últimas notícias