DADOS

Atlas da Violência: Garanhuns é o município com menos homicídios em Pernambuco

Apesar do município ser o sétimo do Nordeste com melhor desempenho no ranking, os números não são tão animadores

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/06/2017 às 15:19
Foto: Arquivo JC/Imagem
Relógio das Flores, monumento localizado na cidade de Garanhuns, no Agreste pernambucano - FOTO: Foto: Arquivo JC/Imagem
Leitura:

O município de Garanhuns, no Agreste pernambucano, foi o de melhor desempenho no estado quando o assunto é o número de homicídios ou mortes violentas. Dados do Atlas da Violência, divulgados nesta segunda-feira (5), colocam a cidade na posição de número 175 em meio a 304 cidades com mais de 100 mil habitantes. Pernambuco também tem dois municípios figurando ente os mais violentos do País: Cabo de Santo Agostinho e Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.

 

Garanhuns, com um total de 136.949 mil habitantes, registrou 49 homicídios e 6 mortes violentas com causas indeterminadas (MVCI) em 2015. Levando em consideração o grupo de 100 mil habitantes, a taxa fica em 35,8 MVCIs; já a dos homicídios, em 4,4. A soma dos dois registros de morte aponta um total de 40,2 casos ao longo daquele ano.

Apesar do município ser o sétimo do Nordeste com melhor desempenho no ranking, os números não são nada animadores. A região só começa a aparecer na relação a partir da 142ª posição.

 Dados da SDS

A situação é ainda pior se for levado em consideração os números mais recentes divulgados pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). No ano passado, o município ficou na 10ª posição no registro de Criminalidade Violenta Letal e Intencional (CVLI) levando em conta o número de crimes por total de habitantes.

Últimas notícias