Religião

Conheça a origem do feriado de Corpus Christi

Originado do latim, o termo significa ''Corpo de Cristo'' e tem como intuito de homenagear o mistério da Eucaristia

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/06/2017 às 9:19
Edmar Melo/ JC Imagem
Originado do latim, o termo significa ''Corpo de Cristo'' e tem como intuito de homenagear o mistério da Eucaristia - FOTO: Edmar Melo/ JC Imagem
Leitura:

Feriado para parte dos recifenses, a celebração de Corpus Christi é comemorada nesta quinta-feira (15) pelos cristãos. Originado do latim, o termo significa "Corpo de Cristo" e tem como intuito de homenagear o mistério da Eucaristia, ou seja, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. 

Na tarde desta quinta, o arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido preside a cerimônia, às 17h, na Catedral de Olinda, no Alto da Sé.

LEIA MAIS > Confira o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi

História

Não por acaso, a data sempre ocorre às quintas-feiras, numa referência à Quinta-feira Santa, quando este sacramento foi determinado na última ceia feita entre Jesus e os apóstolos.

Mas apenas no século XIII, em 1243, a data recebeu maior destaque. Na ocasião, uma freira teria tido visões de Jesus em Liége, na Bélgica, em que recebia o pedido para que o mistério da Eucaristia fosse mais exaltado.

Vinte e um anos depois, em 1264, o Papa Urbano IV tornou a comemoração universal para toda a Igreja.

Para os brasileiros, a data começou a aparecer no calendário com mais espaço a partir de 1961, após uma procissão em Brasília.

Cerimônia

A cerimônia é celebrada com uma missa, na qual duas hóstias são consagradas, sendo uma consumida e a outra mostrada aos fiéis. En seguida, há uma procissão e adoração ao Sacramento.

Últimas notícias