PATRIMÔNIO

Iphan aprova tombamento paisagístico de Fernando de Noronha

Conselho consultivo do órgão aprovou o tombamento por unanimidade

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 22/06/2017 às 15:57
Foto: Divulgação
Conselho consultivo do órgão aprovou o tombamento por unanimidade - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O Conselho Consultivo do Iphan, reunido em Brasília, aprovou nesta quinta-feira (21), por unanimidade, o novo tombamento paisagístico e arquitetônico de Fernando de Noronha.

O processo foi alvo de uma ação promovida pela Administração de Fernando de Noronha e Aeronáutica, atendendo uma solicitação do Conselho Distrital, entidade que representa os ilhéus. A partir do novo documento, passaram a ser tombados o circuito de fortificações e prédios religiosos incluindo o Forte de Santo Antônio, São Pedro e São João, além da Fortaleza dos Remédios e das capelinhas de São Pedro, localizada no Porto de Santo Antônio, e da Quixaba.

O Iphan fará a fiscalização apenas de construções situadas no entorno destes locais, uma vez que as demais áreas da APA - Área de Preservação Ambiental já possuem acompanhamento feito por parte da Administração do Distrito Estadual e de outros órgãos federais e estaduais.

CONQUISTA

Para o administrador geral de Fernando de Noronha, Luis Eduardo Antunes, essa foi uma grande conquista para a população local. "Com este modelo de gestão os processos serão destravados, facilitando a vida da população, ao mesmo tempo que outras edificações passaram a ser protegidas", afirmou.

O presidente do Conselho Distrital, Ailton Júnior também considerou o resultado bastante positivo. "Foi uma luta grande do Conselho Distrital em defesa da população. Estamos muito felizes", disse.

Últimas notícias