FESTEJOS JUNINOS

Tradicional procissão marítima de São Pedro é cancelada

Cortejo realizado em Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife, foi suspenso pela Colônia de Pescadores. Procissão completaria 60 anos

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 29/06/2017 às 11:03
Foto: Diego Nigro /  JC Imagem
Cortejo realizado em Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife, foi suspenso pela Colônia de Pescadores. Procissão completaria 60 anos - FOTO: Foto: Diego Nigro / JC Imagem
Leitura:

Não vai acontecer a tradicional procissão marítima em homenagem a São Pedro realizada em Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife, e que completaria 60 anos nesta quinta- feira (29). A decisão de suspender a procissão marítima foi tomada pela Colônia de Pescadores. A entidade alega que não tem condições de se responsabilizar pelos barcos que iriam participar do cortejo pelo mar.

Está mantida a procissão terrestre, programada para sair da sede da colônia às 14h, com o andor levando a imagem do padroeiro dos pescadores. O cortejo deve percorrer as principais ruas da comunidade e voltar para o local de partida.

"A Marinha exigiu que nos responsabilizássemos por todas as embarcações que participassem do cortejo no mar. Não temos condições de fazer isso", explicou o coordenador da festa religiosa em Brasília Teimosa, Humberto Castelo Branco. "A comunidade está muito triste. Justamente no ano em que a procissão marítima faz 60 anos não será realizada", lamentou.

A Capitania dos Portos assegurou que não houve qualquer proibição, por parte da Marinha, em relação à procissão no mar. Segundo o órgão, para realização de qualquer evento náutico é necessário cumprir algumas normas.

A Capitania pediu à Colônia de Pescadores uma estimativa de quantos barcos participariam do cortejo e qual seria o trajeto. A entidade de pescadores respondeu, num ofício, que não tinha como saber a quantidade de embarcações participantes e que havia decidido cancelar a procissão.

FESTA PROFANA

Após a parte religiosa começa, a partir das 18h30, a festa profana. Além dos homenageados do São João, Cristina Amaral e Edmilson do Pífano, moradores e visitantes de Brasília Teimosa vão curtir a Quadrilha Lumiar e os shows de Novinho da Paraíba e Michelle Monteiro.

 

 

Últimas notícias