Fim de rodízio

Garanhuns sai do racionamento de água na próxima segunda-feira

Índices de chuva contribuíram para que duas das três barragens que alimentam o município pudessem verter

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 03/07/2017 às 19:04
Divulgação/Compesa
Índices de chuva contribuíram para que duas das três barragens que alimentam o município pudessem verter - FOTO: Divulgação/Compesa
Leitura:

O racionamento de água no município de Garanhuns, no Agreste do Estado, já possui data para terminar. Com duas das três barragens que alimentam o município já vertendo, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) decidiu encerrar o rodízio na cidade na próxima segunda-feira (10).

"As chuvas, neste ano, possibilitaram uma excelente recuperação dos mananciais, principalmente, de Inhumas que chegou ao colapso, no mês de março. Esse reservatório tem a característica de recarga muito rápida, justamente por estar localizado numa bacia hidrográfica de alto rendimento e de bons índices de precipitação pluviométrica", explicou o diretor Regional do Interior, Marconi de Azevedo.

O volume de água acumulado nos três mananciais de Garanhuns assegura o abastecimento de água na cidade até o início do próximo período chuvoso, em maio de 2018. As barragens de Inhumas e Mundaú atingiram a capacidade máxima de acumulação, que é de 6,9 milhões e de 1,2 milhão de metros cúbicos de água, respectivamente. Já a Barragem do Cajueiro, maior reservatório do sistema (14,5 milhões de metros cúbicos), registra, nesta terça-feira (3) 71,49% do seu nível total.

"Essa (fim do racionamento da cidade) é uma ótima notícia para a cidade, que vai sediar o 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), entre os dias 20 e 29 de julho, tradicional evento de arte e cultura do agreste pernambucano", complementa Marconi.

Intervenções até o fim do rodízio

Para garantir o funcionamento do sistema de abastecimento de água de Garanhuns após o fim do rodízio, a Compesa vem realizando uma série de intervenções nas unidades operacionais de distribuição. Na Barragem do Cajueiro foi executada uma manutenção preventiva no quadro elétrico da estação de bombeamento. Em Mundaú, os técnicos estão concluindo um serviço de reparo nas estruturas da Estação Elevatória 1 (bombeamento). Além de Garanhuns, as três barragens ainda atendem as cidades de Angelim e São João e o distrito de São Pedro.

Últimas notícias