TRÂNSITO

Zona Azul terá mais vagas no Centro do Recife a partir de sexta

Atualmente, Recife conta com cerca de três mil vagas rotativas implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista e Madalena

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 19/07/2017 às 14:39
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Atualmente, Recife conta com cerca de três mil vagas rotativas implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista e Madalena - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

A quantidade de vagas de Zona Azul na área central da cidade será ampliada, a partir desta sexta-feira (21). O projeto será realizado em duas etapas, iniciando pela Praça da República, em frente ao Teatro Santa Isabel, do lado oposto à Ciclofaixa Camilo Simões, no bairro de Santo Antônio, e pela Rua Madre de Deus, no Bairro do Recife. Posteriormente, no mês de agosto, será a vez da Rua da União, no bairro da Boa Vista, ser beneficiada com a implantação do projeto. Com a medida, a cidade passa a contar com 77 novas vagas de Zona Azul, que serão somadas as mais de três mil já regulamentadas. 

Em frente ao Teatro Santa Isabel serão implantadas 20 novas vagas rotativas, sendo uma para pessoas com deficiência e outra para idosos. A mesma quantidade de vagas, sendo duas para  idosos  e uma para pessoas com deficiência, também será regulamentada na Rua Madre de Deus, no trecho entre a Avenida Rio Branco e a Rua Vigário Tenório, no lado esquerdo da via. Já na Rua da União, no trecho entre as ruas Princesa Isabel e Riachuelo, serão 37 vagas, sendo uma para pessoas com deficiência, uma para idosos e outra para carga e descarga, distribuídas nos dois lados da via. 

Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a ação tem uma importante contribuição na melhoria da mobilidade em áreas movimentadas da cidade "As vagas de Zona Azul são importantes porque além de beneficiar os condutores com mais comodidade, ainda melhoram o compartilhamento do espaço público, uma vez que os locais contemplados possuem uma intensa movimentação de comércio e serviços, o que aumenta a demanda por estacionamentos", explica Taciana. 

Ao todo, a CTTU vai implantar cerca de 50 placas de sinalização vertical para regulamentar os novos estacionamentos de Zona Azul. Os condutores deverão estar atentos à sinalização, uma vez que a multa para quem estacionar de forma irregular nas vagas é grave (R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação), além disso o veículo fica passível de ser removido para o depósito. A fiscalização será realizada pelas equipes que já atuam na área central da cidade, compostas por cerca de 40 agentes de trânsito. 

ZONA AZUL

Atualmente, Recife conta com cerca de três mil vagas rotativas implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista e Madalena.  A Zona Azul funciona no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da sinalização indicativa nos locais.

Últimas notícias