Luto

Corpo do padre Edwaldo é sepultado após dia de homenagens

Sepultamento ocorreu no Cemitério de Santo Amaro, no mausoléu da Arquidiocese de Olinda e Recife

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/07/2017 às 19:21
Felipe Ribeiro/JC Imagem
Sepultamento ocorreu no Cemitério de Santo Amaro, no mausoléu da Arquidiocese de Olinda e Recife - FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 19h57

Foi enterrado, por volta das 18h20 desta quinta-feira (20), o corpo do padre Edwaldo. O sepultamento foi realizado no Cemitério de Santo Amaro, na Zona Central do Recife, no mausoléu da Arquidiocese de Olinda e Recife. Padre Edwaldo deixa legado de muitas ações sociais.

O corpo do religioso foi recebido ao som de aplausos e de cantos religiosos. Padre Edwaldo morreu na última quarta-feira (19), em decorrência de "falência de múltiplos órgãos", no Hospital Memorial São José, onde estava internado desde o dia 22 de junho.

Quinta-feira marcada por homenagens ao religioso

As homenagens ao Padre Edwaldo começaram às 6h, quando teve início o velório do religioso, realizado na igreja matriz de Casa Forte. No mesmo local, às 15h, foi realizada a missa de corpo presente, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, do Fernando Saburido.

"A morte é uma realidade para todos, mas quando ela chega a dor é sempre grande", declarou dom Fernando Saburido durante a missa. O arcebispo também falou sobre o lado social de Padre Edwaldo, destacando a devoção que ele dedicou aos mais necessitados durante sua vida.

Além do arcebispo, cerca de 40 padres do estado participaram da cerimônia. Durante a missa, a igreja sempre esteve lotada de fiéis que prestavam suas últimas homenagens.

Depois da missa, um cortejo, iniciado por volta das 17h, conduziu o corpo do padre Edwaldo. O corpo foi levado em um caminhão do corpo de bombeiros e foi escoltado por batedores da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) até a chegada ao Cemitério de Santo Amaro.

Trajetória

José Edwaldo Gomes nasceu no dia 08 de setembro de 1931, no município de Barra de Guabiraba, no Agreste de Pernambuco. Ingressou no seminário de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, aos 13 anos, concluindo sua formação em 1956. Ao ser ordenado padre, assumiu a Igreja Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no Recife.

Padre Edwaldo estava há mais de 40 anos à frente da Paróquia de Casa Forte. Ele é o idealizador da Festa da Vitória Régia, um dos eventos mais tradicionais do calendário turístico e cultural da cidade do Recife. Anualmente promovida pela paróquia, tem como objetivo principal a arrecadação de fundos para a manutenção da Creche Beneficente Menino Jesus e para a Casa da Criança Marcelo Asfora. 

Últimas notícias