SEGURANÇA

Audiência pública discute botão de emergência nos ônibus

Dispositivo promete facilitar o acionamento de autoridades em caso de assaltos, violência ou depredação do veículo

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 29/08/2017 às 16:16
Foto: Leopoldo Monteiro/TV Jornal
Dispositivo promete facilitar o acionamento de autoridades em caso de assaltos, violência ou depredação do veículo - FOTO: Foto: Leopoldo Monteiro/TV Jornal
Leitura:

Acontece nesta quarta-feira (30), a segunda audiência pública com o objetivo de discutir o Projeto de Lei 59/2017, que trata da instalação do botão de emergência nos ônibus que circulam no Recife. O PL surgiu após o crescente número de assaltos nos coletivos. A audiência acontece no Plenarinho da Câmara do Recife, a partir das 9h.

O botão funciona da seguinte forma: o dispositivo será acionado pelo motorista ou cobrador em caso de crimes como assaltos, roubos, violência contra os funcionários, entre passageiros, ou ainda com a depredação do veículo por vandalismo. O comando enviará os dados da localização por meio de sistema de posicionamento global (GPS) à central de monitoramento da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), que encaminhará uma viatura ao local.

MUDANÇAS

A primeira audiência foi realizada em maio e várias sugestões foram colhidas, entre elas o pedido de mudança do nome do projeto, que deixou de ser chamado de "botão do pânico" e passou a ser denominado "botão de emergência".

A expectativa é de o projeto seja votado no plenário da Câmara ainda em setembro. Já confirmaram presença representantes das polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal do Recife, que representa a secretaria de segurança urbana da Cidade.

Últimas notícias