Lazer

Espaço Ciência comemora Dia do Biólogo neste domingo

Visitantes do museu interativo, em Olinda, terão a oportunidade de participar de experimentos, brincadeiras e oficinas, dia 3 de setembro

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 30/08/2017 às 11:23
Foto: Divulgação
Visitantes do museu interativo, em Olinda, terão a oportunidade de participar de experimentos, brincadeiras e oficinas, dia 3 de setembro - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O Espaço Ciência, museu interativo localizado no Complexo de Salgadinho, em Olinda, comemora o Dia do Biólogo com uma programação especial neste domingo, 3 de setembro. “Serão dez oficinas, distribuídas entre as diferentes especialidades da profissão: geneticista, ambientalista, ecologista, zoólogo, oceanógrafo, microbiologista, paleontobiólogo, biólogo marinho, anatomista e ornitólogo”, informa Fabiana do Carmo, da Coordenação de Meio Ambiente e Manguezal do Espaço Ciência.

Na área de genética, os visitantes podem se divertir com a extração do próprio DNA. O público também terá a oportunidade de ser ambientalista por um dia fazendo um diagnóstico ambiental: observação do ecossistema, coleta de dados, coleta e análise de água e de solo, entre outras atividades. O Espaço Ciência é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado.

Como biólogos ecologistas, é possível participar de uma divertida brincadeira, na qual deverão caçar vestígios de diferentes espécies, tentando resgatar, sobretudo, as que estão em extinção. Em outra oficina, experimentarão o trabalho de zoólogos ao confeccionar caixas entomológicas, com catalogação de insetos.

Os aprendizes de oceanógrafos poderão conhecer um pouco mais sobre os tubarões e, em microbiologia, vão coletar e observar colônias de bactérias. Outra opção é brincar de paleontobiólogo, buscando imitações de fósseis e entendendo como lidar com eles. Na área de biologia marinha, a atividade é o Pesque e Aprenda, com a captura de um peixe de verdade, observar sua morfologia e depois soltá-lo novamente em seu habitat.

PASSEIO

Outra oficina no Espaço Ciência aborda o trabalho de um anatomista: os participantes utilizarão um dorso para conhecer e montar o corpo humano por dentro. Na atividade do ornitólogo, a oficina utilizará materiais que simulam diferentes tipos de bicos e poderão entender como as espécies de aves se adaptam ao seu ambiente.

Completa a programação o passeio pelo espelho d’água ou manguezal, em um barco movido exclusivamente à energia solar. O passeio pelo manguezal está condicionado à situação da maré. Nos domingos, o Espaço Ciência funciona de 13h30 às 17h. Grupos de mais de dez pessoas devem agendar a visita pelo telefone (81) 3241-3226.

Últimas notícias