Em tramitação

Ato tenta barrar redução de 98% no orçamento para assistência social

Gestores, trabalhadores e militantes estarão na Alepe, às 14h desta quinta

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 27/09/2017 às 17:39
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Gestores, trabalhadores e militantes estarão na Alepe, às 14h desta quinta - FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Leitura:

Nesta quinta, a partir das 14h, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) será palco de um ato nacional em defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A mobilização tenta alterar a proposta orçamentária destinada à rede de assistência das 27 unidades da federação em 2018, que tramita no Congresso Nacional prevendo redução de 98,05%. No Estado, o Dia Nacional de Mobilização em Defesa do SUAS é organizado pela Frente Pernambucana em Defesa do SUAS, movimento composto por gestores públicos, trabalhadores, conselheiros, entidades, usuários e militantes.

Conforme a Frente, o orçamento previsto até o momento para 2018 é inferior a R$ 1 bilhão, quando deveria ser de R$ 3 bilhões para cumprir os compromissos assumidos.

Os integrantes do movimento alertam que, em Pernambuco, o corte orçamentário pode representar o impacto direto em 326 Centros de Referência de Assistência Social – CRAS; 425 Espaços de Promoção de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos; 158 Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS; oito Centros Especializados para População em Situação de Rua – Centro POP; 136 Unidades de Acolhimento Institucional, e o atendimento ao Programa Bolsa Família.

SOBRE A FRENTE

Fazem parte do movimento a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/PE) e o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Pernambuco (Coegemas/PE).
Diversos equipamentos da rede sosioassistencial no Recife também estarão mobilizados neste Dia Nacional de Mobilização em Defesa do SUAS, e realizarão atividades em suas respectivas sedes.

Últimas notícias