Vandalismo

Ladrões roubam cabos da iluminação pública do Parque de Esculturas

Os fios de iluminação do Parque de Esculturas, defronte à Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, são de cobre para resistir à maresia

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 18/10/2017 às 8:08
Foto: Luiz Pessoa/JC Imagem
Os fios de iluminação do Parque de Esculturas, defronte à Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, são de cobre para resistir à maresia - FOTO: Foto: Luiz Pessoa/JC Imagem
Leitura:

O Parque de Esculturas, criado pelo artista plástico Francisco Brennand no dique em frente à Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, foi novamente atacadao por vândalos. Desta vez, roubaram dois mil metros de cabos de cobre da iluminação pública. Sobraram apenas 500 metros de fios, recolhidos pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) na tarde de terça-feira (17/10).

De acordo com o presidente da Emlurb, Roberto Gusmão, os 2,5 mil metros de fios de cobre estão sendo substituídos, provisoriamente, por cabos de alumínio. "Usamos cobre no Parque de Esculturas porque é um material resistente aos desgastes da maresia", informa. Mas a empresa pretende, até o fim de 2017, abastecer as luminárias dos arrecifes com placa solar.

"Estamos desenvolvendo os estudos", informa Roberto Gusmão. Ele disse que o roubo dos cabos aconteceu da segunda (16/10) para a terça. "A iluminação pública do parque, que funcionava até então, deve ser restabelecida amanhã (quarta-feira, 18)", declara. Desativada há anos, a iluminação cênica das esculturas depende de uma obra complementar que está sendo feita pela Celpe, acrescenta.

REPOSIÇÃO

Para tirar os cabos, que passam debaixo do piso, ladrões destruíram vários trechos do calçadão de paralelepípedos do Parque de Esculturas. As quatro portas da base da Coluna de Cristal, principal peça da área de lazer, também foram levadas. A prefeitura está aguardando o orçamento atualizado do artista para repor as esculturas, cerâmicas e pedras decorativas danificadas.

"Falta manutenção, é uma pena essa situação num lugar tão lindo e maravilhoso", afirma Ana Catarina Pinho, num passeio pelos arrecifes terça-feira (17) com a família. "O parque é lindo, precisa de reforma no piso", declara Diogo Uric, filho de Ana Catarina. Ele mora no Rio de Janeiro e não visitava o local há mais de dez anos.

Últimas notícias