Patrimônio

Parque de Esculturas nos arrecifes do Porto teve 38 peças roubadas

Criado há 17 anos pelo artista plástico Francisco Brennand, o Parque de Esculturas fica na frente da Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 19/10/2017 às 7:07
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Criado há 17 anos pelo artista plástico Francisco Brennand, o Parque de Esculturas fica na frente da Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife - FOTO: Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Leitura:

O Parque de Esculturas inaugurado em 2000 para celebrar os 500 anos do descobrimento do Brasil, no dique do Porto do Recife, não perdeu apenas cabos de cobre da iluminação pública, como o JC registrou em reportagem publicada ontem. De janeiro a outubro de 2017, ladrões também roubaram 38 esculturas, das 91 peças de bronze criadas pelo artista plástico Francisco Brennand para os arrecifes.

“Levaram ovos, tartarugas, maçaricos e pelicanos, entre ouras peças”, confirma o escultor Jobson Figueiredo, ao ser procurado para falar sobre o parque. Segundo ele, os quatro portões esculpidos em bronze removidos da base da Coluna de Cristal, principal atrativo da área de lazer, pesam mais de 300 quilos. Jobson Figueiredo é o responsável pela fundição das peças em bronze.

Até a placa com a assinatura de Brennand e Jobson que ficava na Coluna de Cristal, a 2,30 metros de altura, entre gárgulas decorativas, desapareceu. “O prejuízo é incalculável”, observa o escultor, acrescentando que está fazendo o levantamento do acervo para, juntamente com Brennand, repor esculturas, placas de cerâmica e placas de identificação do Parque de Esculturas.

Última peça instalada no local, em 2015, a serpente marinha teve a língua arrancada. Também sumiu a placa que identificava para o visitante a laje das sereias. São cinco figuras femininas, cada uma representa um século e todas olham o tempo, como definiu Brennand ao apresentar as sereias batizadas de Cora, Severina, Justina, Marina e Alberta.

RECUPERAÇÃO

O Parque de Esculturas é um cartão-postal de Pernambuco, diz Jobson Figueiredo, e estava completo em 2016. “Eu fiz a recuperação de tudo no ano passado”, reforça. Ele disse que relatou o roubo às Secretarias de Turismo, Esportes e Lazer do Estado e do Recife e também à Secretaria de Defesa Social.

O presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Roberto Gusmão, informa que a prefeitura está aguardando o orçamento do artista plástico, com valores atualizados, para fazer a reposição das peças roubadas do Parque de Esculturas. A área de lazer ocupa o trecho do dique do Porto em frente à Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife. Fica entre o rio e o mar e a entrada é gratuita.

Últimas notícias