Finados

Dia de Finados: cemitérios do Recife devem receber 50 mil pessoas

Pelo menos é essa a expectativa da prefeitura para o Dia de Finados, 2 de novembro, nos cemitérios públicos da cidade

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 02/11/2017 às 6:06
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Pelo menos é essa a expectativa da prefeitura para o Dia de Finados, 2 de novembro, nos cemitérios públicos da cidade - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Cerca de 50 mil pessoas são esperadas nesta quinta-feira (02/11), feriado nacional pelo Dia de Finados, nos cinco cemitérios públicos da capital pernambucana: Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Várzea e Tejipió. A estimativa de público é da Prefeitura do Recife, com base nas visitas registradas nos anos anteriores.

Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido celebrará missa às 10h no Cemitério de Santo Amaro, na área central da cidade; e às 16h no Parque das Flores, localizado no bairro do Curado, na Zona Oeste. A programação religiosa também contempla culto ecumênico no Cemitério da Várzea, às 15h e às 16h.

Santo Amaro, o mais antigo cemitério em atividade do Recife, inaugurado no mês de março de 1851, oferece programação artística aos visitantes a partir das 7h, com a orquestra de sinos do Conservatório Adventista de Música. O grupo também fará apresentações musicais ao som de piano, violino e flauta no decorrer do Dia de Finados.

O maestro Givanildo Amâncio levará para Santo Amaro a 25ª edição do Concerto para Vida, com três exibições na capela central do cemitério logo após as missas das 10h, 12h e 16h. De acordo com o maestro e idealizador do projeto, pela primeira vez o concerto terá a participação da cantora lírica portuguesa Emília Gonçalves. Às 18h, haverá performance teatral.

Outra novidade em Santo Amaro no Dia de Finados é o engajamento da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) na campanha Novembro Azul, movimento de conscientização sobre o câncer de próstata. “Vamos botar refletores para iluminar com a cor azul duas palmeiras próximas à capela”, informa o diretor Administrativo e Financeiro da Emlurb, Adriano Freitas.

A autarquia colocará funcionários habilitados na administração dos cemitérios para ajudar o público na localização de túmulos e ossuários.

COMÉRCIO

Por causa do feriado do Dia de Finados, a abertura das lojas do comércio de rua no Centro do Recife e demais bairros é facultativa. As lojas âncoras e de rede da Avenida Conde da Boa Vista funcionarão das 9h às 18h. Os shoppings centers estarão abertos no Dia de Finados, mas os órgãos públicos municipais fecham nesta quinta-feira (2). A prefeitura decretou ponto facultativo na sexta-feira (3).

Agências bancárias, o camelódromo e o Mercado das Flores fecham no feriado do Dia de Finados e funcionam na sexta-feira (3) no horário de rotina. Não haverá alteração no funcionamento das feiras.

Últimas notícias