Falecimento

Fundador do Grupo Borborema morre aos 97 anos no Recife

Arthur Bruno Schwambach, fundador da empresa de transporte público Borborema, morreu de causas naturais aos 97 anos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 22/11/2017 às 12:00
Foto: Reprodução
Arthur Bruno Schwambach, fundador da empresa de transporte público Borborema, morreu de causas naturais aos 97 anos - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

O fundador do Grupo Borborema, Arthur Bruno Schwambach, faleceu na madrugada desta quarta-feira (22), aos 97 anos de causas naturais. O velório é realizado nesta quarta-feira (22), na Capela Central do Cemitério Morada da Paz.

Natural do Espírito Santo, Arthur mudou-se ainda jovem para o Recife, onde, no começo da década de 1950, fundou o Grupo Borborema.

Atualmente, a companhia opera 181 linhas de transporte urbano, intermunicipal e interestadual, atendendo, além de Pernambuco, outros estados do Nordeste, como Alagoas, Sergipe e Bahia.

Schwambach foi presidente da Urbana-PE quando se chamava Setrans-PE, na década de 1960, além de atuar em outros órgãos nacionais do setor de transporte, como a Rodonal.

“Seu trabalho é reconhecido não só em Pernambuco mas nacionalmente, por seu pioneirismo e engajamento para o crescimento e desenvolvimento do setor de transportes”, afirma Fernando Bandeira, presidente da Urbana-PE.

Pesar

O Grande Recife Consórcio usou sua conta no Twitter para manifestar o pesar pelo falecimento do fundador da borborema.

A Secretaria de Cidades de Pernambuco também divulgou uma nota lamentando o falecimento de Arthur Schwambach. Na nota, o secretário Francisco Papaléo reconheceu o trabalho do empresário no ramo de transporte no estado, classificando-o como "exemplo de perseverança, empreendedorismo e dedicação ao segmento". 

Cofira a íntegra da nota:

Em reconhecimento ao trabalho em benefício ao transporte coletivo do Nordeste, o empresário Arthur Bruno Schwambach será sempre lembrado como uma das lendas do setor, em nosso país. Sua trajetória nos mostra o quanto ele foi um desbravador, exemplo perseverança, empreendedorismo e dedicação ao segmento. Em nome de todos que fazem a Secretaria das Cidades, gostaria de externar os nossos mais sinceros sentimentos à família Schwambach.

Últimas notícias