Recife Antigo

Elefante de Olinda é o destaque do Arrastão do Frevo

A concentração será às 15h no Marco Zero e a saída às 16h, pela Avenida Rio Branco.

Larissa Rodrigues
Cadastrado por
Larissa Rodrigues
Publicado em 06/01/2018 às 9:06
Foto: Marcos Michael/ Acervo JC Imagem.
A concentração será às 15h no Marco Zero e a saída às 16h, pela Avenida Rio Branco. - FOTO: Foto: Marcos Michael/ Acervo JC Imagem.
Leitura:

O Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda abre a temporada de desfiles de 2018 neste domingo (7), no Bairro do Recife. O grupo, que completa 66 anos este ano, é um dos mais tradicionais da folia pernambucana e vai ser a grande atração do Arrastão do Frevo, cortejo que, desde agosto passado, acontece todo primeiro domingo do mês e é promovido pelo Paço do Frevo. A concentração será às 15h no Marco Zero e a saída às 16h, pela Avenida Rio Branco. A marcha terá duração de uma hora e meia e encerrará na frente do Paço do Frevo, onde o bloco deve ficar por 40 minutos e serão tocados 10 frevos. O acesso é gratuito.

Quem vai animar o arrastão é a Orquestra do Maestro Oséas, comandada por Oséas Leão, que é regente há 35 anos e diz não cansar da festa. “A gente vai brincando, tomando uma cerveja, parece que estamos nos divertindo. É um trabalho, mas não deixa de ser uma festa para mim e para a equipe." A orquestra tem cerca de 35 músicos. Neste domingo, participarão de 15 a 18 músicos. De acordo com um dos organizadores da agremiação, Anax Botelho, mais de 50 pessoas do Elefante participarão do evento, entre passistas, músicos e destaques (fantasias luxuosas).

“Acho que vai dar muita gente, porque é o primeiro desfile do ano. Vamos levar um pouco do Elefante de Olinda para o Recife Antigo”, comentou, entusiasmado com o início informal do Carnaval. “Os blocos em Olinda são como times de futebol, você torce e vibra com o clube”, completou. Segundo ele, a prévia deste ano do grupo está marcada para às 19h do dia 27 deste mês, na Praça Laura Nigro, em Olinda, próximo ao Mercado da Ribeira. Já o desfile oficial é no domingo de Carnaval, dia 11 de fevereiro, no Largo do Guadalupe, também em Olinda, às 17h.

Camisas

Para custear a prévia e o desfile oficial do Elefante, foram confeccionadas camisas do bloco que podem ser adquiridas em três locais. Bar de Peneira, nos Quatro Cantos, Cidade Alta de Olinda; Quintal Criativo, na Rua Esmeraldino Bandeira, 376, bairro das Graças, Zona Norte do Recife; e Paço do Frevo, na Rua da Guia, sem número, Bairro do Recife. Os valores das blusas variam entre R$ 30 e R$ 40 reais e podem ser pagos com cartão de crédito.

Este ano a camisa faz homenagem à Olinda. Foram destacados elementos que marcam a geografia urbana e sentimental de quem mora e vivencia a cidade, como o Farol de Olinda e o Monumento da República, além do brasão do município, constituído da Cruz Latina e do globo. A ideia é fazer os foliões carregarem no corpo marcas identitárias da cidade durante a festa. As artes foram elaboradas pelo designer Julio Klenker.

História

Fundado em 1952, o Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda surgiu em uma reunião dos amigos Alriverto Lopes, Caio Gomes, Élcio Siqueira, Walter Damasceno, Claudio Nigro, mais conhecido como Mirula. Os foliões saíram pelas ruas do Sítio Histórico de Olinda brincando carnaval e segurando um elefante de decoração que enfeitava a sala da casa de Dona Linda, na Rua do Bonfim, gritando “Elefante! Elefante! Elefante!”. No ano seguinte, o objeto decorativo deu lugar a um estandarte de papelão e o uniforme do extinto Bonfim Atlético Clube serviu como fantasia, atribuindo a cor vermelha e branca à agremiação. Após 65 anos, sua música-tema, composta por Clídio Nigro (pai de Mirula) e Clóvis Vieira, continua arrastando foliões pelas ladeiras de Olinda e é considerada o hino da cidade.

Últimas notícias